metropoles.com

MPDFT promove campanha de incentivo à denúncia de crimes raciais

No Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, o Ministério Público do DF divulgou o relatório de Núcleo de Enfretamento à Discriminação

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Não ao racismo
1 de 1 Não ao racismo - Foto: Getty Images

Nessa quinta-feira (13/5), Dia Nacional de Denúncia Contra o Racismo, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) divulgou o relatório de Núcleo de Enfretamento à Discriminação (NED). Desde janeiro de 2021 o ministério recebeu 127 procedimentos investigatórios relacionados aos crimes de injúria qualificada e racismo. Em cinco meses, 49 denúncias viraram procedimentos investigativos em ação judicial.

Entre as cidades com mais denúncias relacionadas ao crime, Plano Piloto é a com mais ocorrências, 21 casos. Em seguida aparece Ceilândia, 12 casos, e Paranoá, 10 ocorrências. Ainda de acordo com o relatório do NED, 56,1% das vítimas são mulheres e 41% são homens.

Segundo o MPDFT, só há um caso de vítima de racismo envolvendo crianças menores de 12 anos no relatório. “A sociedade brasileira precisa fortalecer o combate aos crimes raciais, o que se faz com educação antirracista e com o funcionamento de um sistema de Justiça que se volta à proteção das vítimas”, alertou a promotora de Justiça Mariana Nunes, coordenadora do Núcleo.

A proposta do NED é abordar a conscientização racial com casos reais de vítimas. O principal objetivo é sensibilizar a sociedade e incentivar a prática da denúncia.

Veja a campanha: 

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?