metropoles.com

MPDFT cobra Ministério da Saúde sobre demora de vacinas contra Covid

Ministério Público do DF requisitou informações ao Ministério da Saúde e à Subsecretaria de Vigilância Sanitária do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Alcântara/Metrópoles
Jovem sendo vacinado - Metrópoles - covid longa
1 de 1 Jovem sendo vacinado - Metrópoles - covid longa - Foto: Gustavo Alcântara/Metrópoles

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) cobrou o Ministério da Saúde sobre o atraso da vacina contra a Covid-19, após relatos de falta de imunizantes de reforço para adultos e doses para crianças no DF.

O requerimento de informações destaca que a Secretaria de Saúde da capital do país tem solicitado “de forma insistente” ao governo federal, por meio do Ministério da Saúde, nova remessa de imunizantes, sem sucesso. O pedido também requer dados da Subsecretaria de Vigilância Sanitária do DF.

“O Ministério da Saúde deverá esclarecer sobre as razões da demora na entrega das doses de vacinas para o DF e se há previsão para remessa nos próximos dias. A Subsecretaria de Vigilância Sanitária tem o prazo de cinco dias para prestar esclarecimentos a respeito das notícias da falta do imunizante contra Covid”, diz o MPDFT.

O Ministério Público ainda destaca que “a dificuldade para receber o imunizante impede o avanço nas etapas do programa de vacinação, de modo a causar preocupação face ao aumento da taxa de transmissão da pandemia na capital federal”. O Distrito Federal registrou, durante o último fim de semana, 660 novos casos de Covid-19.

Com a atualização, a capital federal chegou a 844.882 casos confirmados da doença desde o início da crise sanitária. Ainda segundo o boletim, a taxa de transmissão da doença chegou a 1,38. Ou seja, um grupo de 100 pessoas é capaz de infectar outras 138. Na última semana, a Secretaria de Saúde ainda confirmou a transmissão comunitária da subvariante BQ.1.

Compartilhar notícia