Covid: com 4ª dose nos 40 anos, DF não tem previsão de aplicar a 5ª

Com o aumento de casos da Covid, 13 estados já aplicam a 5ª dose da vacina contra o vírus. DF segue paralisado com 4ª dose nos 40 anos

atualizado 15/11/2022 22:55

Mãos segurando seringa com vacina Arthur Menescal/Especial Metrópoles

Com o aumento de casos da Covid-19 no Brasil, cidades de pelo menos 13 estados já aplicam a quinta dose da vacina contra o vírus. No entanto, a capital do país ainda não tem previsão de quando deve avançar na imunização. Por enquanto, o Distrito Federal só aplica a quarta dose em pessoas com 40 anos ou mais.

O público alvo da 5ª dose nos outros estados inclui, no entanto, apenas pessoas com imunossupressão. É possível tomar a dose adicional em São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e Acre. Ademais, outras quatro capitais também ofertam a imunização: Belo Horizonte (MG), Salvador (BA); Aracaju (SE) e Maceió (AL).

Na região Centro-Oeste, a cidade de Anápolis, em Goiás, também oferece a dose adicional contra o coronavírus. Procurada, a Secretaria de Saúde do DF disse que segue as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI-MS). “Assim, o Distrito Federal não está aplicando a 5ª dose de vacina.”

Ao longo da campanha e por orientação do próprio Ministério da Saúde, pessoas que fazem uso de medicamentos imunossupressores deveriam tomar uma dose adicional de vacina após a segunda dose. Posteriormente, o Ministério recomendou a administração da dose de reforço em todas as pessoas que já haviam completado seu ciclo vacinal e de uma segunda dose de reforço a todas as pessoas acima de 40 anos.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
0

DF tem 202 pontos de testagem da Covid. Saiba onde fazer o exame

“Assim, a população de imunossuprimidos acima desta faixa etária adicionou outras duas doses de vacina ao seu esquema, completando cinco doses. Isso porém não se aplica aos demais grupos”, diz a Secretaria de Saúde.

Nesta segunda-feira (14/11), o DF registrou taxa de transmissão da doença de 1,38. O resultado demonstra que cada grupo de 100 pessoas com Covid-19 infecta, em média, outras 138. O cenário demonstra nova fase de aceleração do contágio.

Mais lidas
Últimas notícias