metropoles.com

Covid: com 4ª dose nos 40 anos, DF não tem previsão de aplicar a 5ª

Com o aumento de casos da Covid, 13 estados já aplicam a 5ª dose da vacina contra o vírus. DF segue paralisado com 4ª dose nos 40 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Arthur Menescal/Especial Metrópoles
Mãos segurando seringa com vacina
1 de 1 Mãos segurando seringa com vacina - Foto: Arthur Menescal/Especial Metrópoles

Com o aumento de casos da Covid-19 no Brasil, cidades de pelo menos 13 estados já aplicam a quinta dose da vacina contra o vírus. No entanto, a capital do país ainda não tem previsão de quando deve avançar na imunização. Por enquanto, o Distrito Federal só aplica a quarta dose em pessoas com 40 anos ou mais.

O público alvo da 5ª dose nos outros estados inclui, no entanto, apenas pessoas com imunossupressão. É possível tomar a dose adicional em São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná, Rio Grande do Norte e Acre. Ademais, outras quatro capitais também ofertam a imunização: Belo Horizonte (MG), Salvador (BA); Aracaju (SE) e Maceió (AL).

Na região Centro-Oeste, a cidade de Anápolis, em Goiás, também oferece a dose adicional contra o coronavírus. Procurada, a Secretaria de Saúde do DF disse que segue as orientações do Programa Nacional de Imunizações (PNI-MS). “Assim, o Distrito Federal não está aplicando a 5ª dose de vacina.”

Ao longo da campanha e por orientação do próprio Ministério da Saúde, pessoas que fazem uso de medicamentos imunossupressores deveriam tomar uma dose adicional de vacina após a segunda dose. Posteriormente, o Ministério recomendou a administração da dose de reforço em todas as pessoas que já haviam completado seu ciclo vacinal e de uma segunda dose de reforço a todas as pessoas acima de 40 anos.

0

DF tem 202 pontos de testagem da Covid. Saiba onde fazer o exame

“Assim, a população de imunossuprimidos acima desta faixa etária adicionou outras duas doses de vacina ao seu esquema, completando cinco doses. Isso porém não se aplica aos demais grupos”, diz a Secretaria de Saúde.

Nesta segunda-feira (14/11), o DF registrou taxa de transmissão da doença de 1,38. O resultado demonstra que cada grupo de 100 pessoas com Covid-19 infecta, em média, outras 138. O cenário demonstra nova fase de aceleração do contágio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações