metropoles.com

Morte no TAF da PMDF: saiba o que banca exigiu na etapa do concurso

Gabriela Gontijo morreu durante o Teste de Aptidão Física do certame. TAF é uma fase comum em concursos para a área de Segurança Pública

atualizado

Compartilhar notícia

Miguel A Amutio/Unsplash
Fotografia colorida mostrando pessoas correndo-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando pessoas correndo-Metrópoles - Foto: Miguel A Amutio/Unsplash

A morte de Gabriela Rosa dos Santos Gontijo, 27 anos, candidata a uma das vagas oferecidas no concurso da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) causou comoção entre familiares, amigos e quem acompanhou o desempenho da advogada durante as etapas do certame, organizadas pela banca Instituto AOCP.

Segundo familiares da jovem, Gabriela se preparava há ao menos três meses para fazer o Teste de Aptidão Física (TAF), que ocorreu no domingo (28/1). A mulher, contudo, passou mal e desmaiou. Ela foi levada às pressas ao hospital, mas morreu nessa segunda-feira (29/1).

Mortes durante a etapa do TAF infelizmente não são incomuns. Em fevereiro de 2023, o jovem Alone Petrus Leite, de 30 anos, morreu após passar mal durante o teste de aptidão física do concurso da Polícia Militar do Amapá (PM-AP). Ele era candidato a uma vaga de soldado na corporação. Em 2018, o administrador Leonardo da Silva Oliveira, 31 anos, também morreu durante a mesma etapa do Concurso da PMDF.

O TAF é uma fase comum em concursos para a área de Segurança Pública, como polícias Militar, Civil, Legislativa Rodoviária Federal e Federal, Bombeiros, agentes penitenciários, Forças Armadas e, também, para cargos cuja habilidade física é essencial para atender às atribuições de trabalho.

De acordo com o edital do concurso da Polícia Militar, para poder participar do teste de aptidão física, o candidato precisava obter, no mínimo, 60% da pontuação máxima da prova objetiva. Além disso, não poderia zerar a pontuação nas áreas de conhecimento de língua portuguesa ou de Legislação Específica Aplicada à PMDF e obter 10 pontos ou mais na redação.

Tal etapa do TAF exigiu dos candidatos teste de barra, flexão abdominal, corrida e natação.

Veja os parâmetros para aprovação:

Teste dinâmico em barra fixa (masculino)

  • Mínimo de 6 repetições.

Teste dinâmico em barra fixa (feminino)

  • Mínimo de 15 segundos de suspensão.

Teste de flexão abdominal – Tipo Remador (ambos os sexos)

  • Mínimo de 35 repetições para homens;
  • Mínimo de 28 repetições para mulheres.

Teste de corrida de 12 minutos (ambos os sexos)

  • Mínimo de 2.400 metros percorridos em 12 minutos para homens;
  • Mínimo de 2.200 m percorridos em 12 minutos para mulheres.

Teste de natação (ambos os sexos)

  • Mínimo de 50 metros percorridos em até 1 minuto, para homens;
  • Mínimo de 50 metros percorridos em até 1 minuto e 10 segundos, para mulheres.

Conforme consta no edital do concurso PMDF, não há segunda chamada para a realização do TAF e, por isso, o candidato que não compareceu ao local e no horário indicado, foi eliminado do certame. Quem não conseguiu completar os exercícios no tempo estipulado também perdeu a chance de conquistar uma vaga na corporação.

O concurso da PMDF, porém, prevê a possibilidade de reaplicação do TAF para candidatas gestantes. Para isso, é necessário apresentar no local o atestado que comprove a gravidez ou o estado de puerpério.

Nesse caso, o TAF da candidata será suspenso e ela continuará participando das demais fases do certame. O teste da candidata será realizado após o período que varia entre 120 e 180 dias, a contar da data do parto ou fim do período gestacional.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?