metropoles.com

Moradores do Sudoeste protestam contra construção do viaduto da Epig

Cerca de 180 pessoas questionam a retirada de árvores na obra que ligará o Sudoeste ao Parque da Cidade

atualizado

Compartilhar notícia

Sec. Obras/Divulgação
Projeto de viaduto da Epig
1 de 1 Projeto de viaduto da Epig - Foto: Sec. Obras/Divulgação

O início das obras do viaduto da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) provocou revolta na população local. Moradores do Sudoeste se uniram em protesto contra a via, que começa a ser feita na saída do Parque da Cidade, próximo ao Complexo da Polícia Civil do DF. A reclamação é da retirada de área verde do local, além de prejuízo na mobilidade urbana dos moradores.

Ao Metrópoles, a servidora pública Giselle Foschetti, 51 anos, relata que o incômodo dos moradores com a ampliação da Avenida das Jaqueiras, no Sudoeste, começou com a retirada de árvores na área da Quadra 105 do bairro. Ela afirma que havia a expectativa de remover metade da área verde da região.

“A gente começou a questionar e reclamar quando descobrimos que iam suprimir metade da pouca área verde que a [Quadra] 105 tinha. É um corredor de árvores que irá embora para ampliação da avenida”, reclama.

Mobilidade

A preocupação dos moradores, porém, vai além das alterações nas áreas verdes da região. Eles temem que a ampliação da Avenida das Jaqueiras e a instalação do viaduto no Sudoeste possam interferir na mobilidade urbana do local.

“Essa obra prevê que a avenida tenha três faixas, e depois seja ampliada para quatro faixas. Ou seja, teremos uma via maior que o Eixão cruzando um bairro residencial. A gente não aceita que se amplie uma via residencial, que amanhã irá restringir a mobilidade urbana. A gente entende que não faz o menor sentido”, enfatizou Giselle.

A moradora do Sudoeste afirma que o movimento teve início com a resistência em relação à retirada das árvores e, atualmente, já conta com o apoio de centenas de moradores. “O movimento, que começou com uma preocupação, se ampliou e hoje está muito maior. Temos um abaixo-assinado com quase 2 mil assinaturas, 180 moradores no grupo de WhatsApp que apoiam nossa reclamação”.

O viaduto

A obra do Viaduto da Epig é realizada pelo consórcio formado pelas empresas Eterc Engenharia e Principal Construções, que apresentou o menor preço em processo licitatório: R$ 24.695.106,58. A responsável pelo andamento da construção é a Secretaria de Obras do DF.

O consórcio vencedor tem o prazo de um ano para terminar a obra que deve construir trevos na Epig de forma subterrânea. Com a mudança, quem sair do Parque da Cidade em direção ao Sudoeste não terá mais de passar por semáforos e retornos: seguirá direto para a Avenida das Jaqueiras, passando sob a Epig. A obra também permitirá sair do Sudoeste, na altura da avenida, e pegar a Epig no sentido Plano Piloto, diretamente.

O que diz a Secretaria de Obras

Questionada sobre o tema, a Secretaria de Obras encaminhou um link de matéria publicada na Agência Brasília como resposta. A reportagem diz que a pasta encontrou uma solução técnica adequada que permitirá a preservação da área verde para construção de uma terceira faixa na Avenida das Jaqueiras, no Sudoeste.

Segundo a pasta, o serviço estava previsto para ser executado como parte das obras do viaduto da Epig e, agora, a nova faixa será implantada na área central da própria avenida.

“Na proposta inicial, esta terceira faixa seria construída em parte da área verde da Quadra 105 do Sudoeste”, disse o secretário de Obras, Luciano Carvalho. “Como ali [na Avenida das Jaqueiras] há um canteiro central bastante generoso, nós vamos construir essa terceira faixa no canteiro central da avenida. Acredito que com essas alterações no projeto a gente consiga executar a obra, que é necessária e muito bem-vinda para todos”, completou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?