metropoles.com

Militante do PT e ex-secretária de Cultura do DF morre vítima de câncer

Parlamentares do partido na CLDF lamentaram a perda de Maria Duarte, que comandou a pasta no governo de Cristovam Buarque

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/CLDF
Maria Duarte
1 de 1 Maria Duarte - Foto: Reprodução/CLDF

Militante histórica do PT em Brasília e ex-secretária de Cultura do Distrito Federal, Maria Duarte faleceu vítima de um câncer na manhã desta quarta-feira (30/12). A escritora era cidadã honorária da capital.

Segundo a família, há um ano e meio ela lutava bravamente contra um câncer de estômago. “Minha mãe lutou o tempo todo por um mundo melhor”, pontuou a filha Natália Duarte.

Junto com a família, Maria Duarte chegou no DF na década 1970. Foi responsável pela pasta da Cultura no governo do ex-governador Cristovam Buarque, filiado ao PT à época.

Rock, Dilma e Lula

Ativista cultural, fomentou o rock na capital nos anos 80 e participou da criação do Teatro Garagem. “Foi militante contra o golpe (que derrubou a ex-presidente Dilma Rousseff) e do Lula Livre”, assinalou Natália.

Assistente social, Maria Duarte defendeu a bandeira LGBTQI+ desde os anos 1970, a exemplo do movimento Beijo Livre. Foi diretora do Sesc e batalhou pela manutenção do serviço no DF.

Durante a Ditadura Militar, participou do Partido Comunista Brasileiro e militou na clandestinidade. “Brasília perdeu uma das pessoas que ajudou a construir a identidade cultural da cidade”, concluiu Natália.

Uma nota de pesar foi divulgada pelas redes sociais na tarde desta quarta-feira (30/12). Veja o texto completo:

“Companheir@s Querid@s, Maria Duarte, militante PTista, mulher guerreira, forte, inteligente, amorosa, brilhante, Secretária de Cultura da gestão do PT no DF, pilar da vida cultural e do rock da Capital, Cidadã de Brasília, intelectual e autora de livros premiados, mãe da nossa companheira Natália Duarte, nos deixou hoje”.  

Gratidão

Na leitura do presidente regional do PT no DF, Jaci Afonso, Maria Duarte deixou um importante legado para a cultura local, sendo referência para gerações. “Temos uma eterna gratidão para com ela”, resumiu.

Do ponto de vista da deputada distrital Arlete Sampaio (PT), a morte de Maria Duarte é uma lastima e representa uma grande perda para o DF. “Era uma pessoa extremamente importante para Brasília”, pontuou a parlamentar.

“Era uma pessoa que dedicou a vida à cultura do DF e sempre foi muito séria, muito correta”, lamentou o deputado distrital Chico Vigilante (PT).

Segundo o distrital, enquanto trabalhou no cargo de secretária de Cultura, Maria Duarte mostrava preocupação com a preservação do patrimônio cultural, a exemplo da necessidade de cuidados com o Teatro Nacional Claudio Santoro.

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?