metropoles.com

Metrô-DF vai barrar passageiros sem máscaras a partir de quinta

Medida adotada pela direção da companhia visa cumprir decreto distrital que torna obrigatório o uso do acessório em locais públicos

atualizado

Compartilhar notícia

m
1 de 1 m - Foto: null

A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) vai impedir, a partir desta quinta-feira (30/04), a entrada de passageiros, em suas estações, que não estejam usando máscaras de proteção.

O acessório é considerado essencial para evitar a propagação do coronavírus, principalmente em ambientes fechados, como no caso dos carros do metrô.

A medida será adotada em cumprimento ao Decreto nº 40.648, publicado em edição extraordinária no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), no último dia 23, pelo Governo do Distrito Federal.

O documento estabelece a obrigatoriedade do uso em todas as vias e espaços públicos, transportes coletivos, estabelecimentos comerciais, industriais e espaços de prestação de serviço. Quem descumprir a determinação, poderá ser autuado e receber multa com valor mínimo de R$ 2 mil.

A pessoa que ignorar o uso do equipamento de proteção também poderá ser autuado com base no Código Penal Brasileiro. Em seu artigo 268, o CBP prevê prisão de um ano e multa para quem contribuir para propagação de doença contagiosa.

A direção do Metrô-DF se adiantou e já começou a distribuir máscaras de tecidos a todos os seus empregados.

Outros órgãos

O Metrô-DF passou na frente de outros órgãos do GDF que ainda não definiram como será feito o controle e a fiscalização de eventuais infratores. Em nota, o Palácio do Buriti informou que “o cronograma e os detalhes sobre a distribuição de máscaras de proteção facial, bem como os critérios de fiscalização, estão em fase final de definição”.

Também em nota, a Secretaria de Mobilidade ressaltou estar “avaliando as medidas que podem ser tomadas para garantir a obrigatoriedade do uso de máscaras pelos passageiros no sistema de transporte público, a partir do dia 30 de abril, conforme determinado pelo Decreto 40.648/2020”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações