Covid-19: de 183 testes, 4 deram positivo em posto de Ceilândia

Exames foram feitos na manhã desta terça-feira (28/04), no segundo dia de funcionamento de posto na cidade

atualizado 28/04/2020 15:41

Os testes em Ceilândia continuaram sendo feitos no sistema drive-thruHugo Barreto/Metrópoles

O novo ponto de testagem em massa para Covid-19, no Iesb Unidade Ceilândia, não apresenta filas para a população da região administrativa, além dos moradores do Pôr do Sol, Sol Nascente e Brazlândia. Só na manhã desta terça-feira (28/04), foram realizados 183 testes no local. Infelizmente, em quatro pessoas o resultado deu positivo para o novo coronavírus.

A triagem no ponto inaugurado na segunda-feira (27/04) é feita na modalidade drive-thru, sem precisar sair do carro. O atendimento, para alívio de quem vai ao lugar, ocorre dentro de cinco minutos.

Veja fotos do local:

0

A testagem é realizada por servidores da Secretaria de Saúde do DF e do Corpo de Bombeiros (CBMDF). Os militares aferem a temperatura das pessoas com câmera térmica e termômetros digitais. Em seguida, os ocupantes do carro seguem para a outra fase do exame.

A entrada na fila só pode ser realizada após agendamento no site Testa DF. Depois da inscrição, o sistema direciona o agendamento de acordo com o local de moradia com data e hora para o solicitante ir até o ponto.

Com o registro prévio, a pasta pretende reduzir aglomerações e manter a ordem e o controle de testes.

Resultado

O sistema foi elogiado pelos usuários nesta manhã. “Foi tudo muito rápido. Nós agendamos hoje mesmo, nas primeiras horas do dia, e ainda conseguimos fazer o teste pela manhã. Não passamos cinco minutos na fila”, comentou a advogada Laura Maiara Diniz, 30 anos.

Ela compareceu ao ponto de testagem com a mãe e o marido. “Agora, vamos aguardar o resultado em casa. Eles disseram que estará disponível pelo site ainda no início desta tarde.”

A servidora Mônica Suely dos Santos, 45, foi ao Iesb com os pais, idosos, a filha e uma sobrinha. “Foi rápido. Estamos surpresos porque imaginávamos que enfrentaríamos fila. A única dúvida que ficou foi porque achávamos que iríamos receber o resultado na hora, mas vamos ter que aguardar para pegar na internet”, considerou.

“Lá em casa, estamos com tosse e resolvemos vir fazer o exame para prevenir. A minha mãe e o meu pai têm problemas no coração. Eu sou diabética. Como as meninas convivem conosco, achamos melhor agendar para todos”, disse a servidora.

A professora Patrícia Ramos de Freitas, 41, estava com o filho e a mãe no carro. Detalhe: todos usavam máscara. “Moramos no Incra 9 e direcionaram a gente para esse ponto. O meu resultado saiu tão rápido que eu já sei que deu negativo. Estou contente com a rapidez e por ter dado tudo tão certo.”

O que levar

Para a triagem é necessário levar documento de identidade, comprovante de residência e apresentar o QR Code registrado no Testa DF. O código serve também para conferir o resultado do exame.

O recomendado é que todos do carro utilizem máscara desde a saída de casa e que cada automóvel tenha, no máximo, quatro pessoas.

Outra novidade é que os pontos específicos passam a receber os moradores de determinadas regiões. Confira, abaixo, os locais de atendimento, cujo horário permanece das 8h às 17h:

Moradores de Águas Claras, Taguatinga, Vicente Pires e Arniqueiras:
Uniplan
Unieuro
Residência Oficial do Governador

Moradores do Plano Piloto:
Parque da Cidade – Estacionamento 4
Estádio Mané Garrincha

Moradores do Lago Sul, São Sebastião, Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico e Jardins Mangueiral:
Paróquia São Pedro de Alcântara – Setor de Habitações Individuais Sul EQI 7/9 – Lago Sul

Moradores do Lago Norte, Varjão e Granja do Torto:
Iguatemi Shopping

Moradores do Guará, Núcleo Bandeirante, Candangolândia e Park Sul:
ParkShopping

Moradores de Ceilândia, Pôr do Sol e Sol Nascente:
Iesb Unidade Ceilândia

Moradores de Sobradinho I, II, Fercal e Planaltina:
Área Especial para Indústria nº 03, Lote 01, Sobradinho

A previsão é que nas próximas semanas mais pontos de testagem sejam abertos.

Últimas notícias