Metrô-DF se posiciona após categoria marcar greve geral para segunda

SindMetrô-DF aprovou greve para a próxima segunda-feira (30/3), e Metrô-DF negocia para evitar prejuízos ao transporte público

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Trem do metro descarrilha em ceilandia
1 de 1 Trem do metro descarrilha em ceilandia - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Metroviários do Distrito Federal (Sindmetrô-DF) anunciar greve geral a partir da próxima segunda-feira (30/3), a direção do Metrô-DF se reuniu com representantes da categoria, nesta quinta-feira (26/3). O órgão negocia com os servidores para evitar a paralisação.

Em nota, a direção da Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF) informou que a reunião teve por objetivo definir um “acordo positivo para a empresa, para os metroviários e, especialmente, para a população do Distrito Federal”. Não houve apresentação de proposta no encontro desta quinta-feira.

De acordo com o Sindmetrô-DF, a categoria aguarda até domingo (29/3) a chegada de uma proposta por parte do Metrô-DF que trate do pagamento de horas extras e da realização de concurso público para contratação de novos funcionários. No domingo, às 20h, haverá assembleia para definir se a futura oferta será aceita ou se a greve será mantida.

“Se [a proposta] não for algo que atenda a categoria, a greve vai ser mantida. Caso atenda o nosso pleito e se comprometa com a realização do concurso, pode ser que a paralisação seja cancelada”, informa o diretor de saúde do trabalhador do Sindmetrô-DF, Marcos Carvalho.

“Nenhum trem sai do pátio”

Ao anunciar a greve geral, nessa quinta-feira (25/3), a diretora e porta-voz do Sindmetrô-DF, Neiva Lopes, afirmou que “nenhum trem sai do pátio na segunda-feira”. A paralisação está marcada para começar à meia-noite.

Os funcionários reivindicam sobretudo a realização de um concurso público. O diretor de saúde do trabalhador do Sindmetrô-DF, Marcos Carvalho, ressaltou que faz 13 anos que o Metrô-DF não realiza um certame para reforçar o quadro de servidores.

“A deliberação da categoria pelo movimento paredista é única e exclusivamente por não suportar mais as condições de trabalho estabelecida nos últimos anos. Várias estações funcionando com apenas um funcionário”, destacou.

O SindMetrô-DF justifica a medida drástica pela “falta de compromisso do GDF em apresentar soluções concretas para a categoria e para a melhoria do transporte público”. O órgão declarou na quarta-feira que segue disponível para negociação.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?