metropoles.com

“Melhores hotéis já estão lotados”, diz Sindhobar sobre posse de Lula

Levantamentos prévios do Sindicato de Hotéis apontam ocupação entre 90% e 95% já em dezembro, para a posse de Lula como presidente

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Especial Metrópoles
Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado de, Gleisi Helena Hoffmann, Aloizio Mercadante Oliva, concede entrevista coletiva após reunião com o presidente do TSE Alexandre de Moraes - Metrópoles
1 de 1 Presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado de, Gleisi Helena Hoffmann, Aloizio Mercadante Oliva, concede entrevista coletiva após reunião com o presidente do TSE Alexandre de Moraes - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

A posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente da República deve lotar os hotéis de Brasília. É o que estima o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Brasília (Sindhobar), que prevê ocupação entre 90% e 95% já em dezembro. Segundo o presidente da associação, já há hotéis sem vagas para o dia 1º de janeiro.

“Praticamente todos os hotéis estarão lotados. Ter 100% de ocupação é difícil porque são muitos, temos mais de 400 aqui em Brasília, mas os principais estarão lotados. Os melhores, inclusive, já estão e você não consegue mais reserva para o dia da posse”, conta o presidente do Sidhobar, Jael Antônio da Silva.

Com as movimentações de apoiadores do petista de diferentes estados ao Distrito Federal, a rede hoteleira como um todo deve receber um bom público, mesmo em hotéis mais afastados do Plano Piloto. “A gente às vezes fica restrito a lembrar dos hotéis do centro, mas Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia, SAAN, ali perto do Park Shopping, têm boas unidades e devem estar com alta ocupação”, aponta Jael.

Lula recebeu 60,3 milhões de votos e se elegeu novamente para a Presidência da República, agora pela terceira vez, 12 anos após deixar o cargo. Ele será o segundo chefe de Estado que comandou o país por mais tempo, atrás apenas de Getúlio Vargas.

O Google Trends, plataforma que mede as buscas no site, mostra que a pesquisa por “Hotel em Brasília” teve a maior popularidade registrada nos últimos 12 meses entre os dias 6 e 12 de novembro deste ano.

Além da posse, o setor hoteleiro ainda deve receber pessoas que vão participar das festas de réveillon, segundo o presidente do Sidhobar. Essa será a última posse realizada em Brasília em 1º de janeiro, caso não existam novas mudanças futuras.

Isso porque a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Reforma Eleitoral, aprovada em 2021, determinou que a posse do presidente da República aconteça em 5 de janeiro a partir do próximo pleito, em 2026. Já os governadores vão passar a assumir o cargo um dia depois, em 6 de janeiro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?