metropoles.com

Alívio. Adasa autoriza aumento de captação de água no Descoberto

Medida beneficia principalmente os agricultores. Decisão considerou aumento do volume dos reservatórios nos últimos dois meses

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
1 de 1 Michael Melo/Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Com o principal reservatório do Distrito Federal chegando a 58,6% de sua capacidade e previsão de chuva até o início da seca, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa) autorizou a Caesb a aumentar a vazão média mensal captada do Descoberto para 3,3 metros cúbicos por segundo. Também ampliou a retirada diária dos irrigantes no período das 6h às 9h, que estava limitada ao mesmo horário, mas em dias alternados. A medida beneficia principalmente os agricultores.

De acordo com a agência, a decisão levou em consideração o aumento do volume útil dos dois reservatórios (Descoberto e Santa Maria). A partir dessa análise, as curvas de referência adotadas para o acompanhamento dos reservatórios foram atualizadas para o ano de 2018, considerando-se o volume de 800 milímetros de chuva esperado entre março e dezembro, na bacia hidrográfica do Descoberto, e de 670mm para a de Santa Maria.

Com isso, a expectativa é de volume útil do Descoberto de 37% e o de Santa Maria, 29% no final do ano. Para o presidente da Caesb, Maurício Luduvice, ainda é cedo para afirmar que a recuperação dos reservatórios possa significar o fim do racionamento. No fim de semana, por duas vezes, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) declarou que, “sem dúvidas”, o rodízio de água para os brasilienses iria acabar este ano.

A curva de acompanhamento dos reservatórios foi elaborada a partir do estudo de cenários feito pela Adasa, com a participação da Caesb e da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri).

A avaliação é feita com base nos níveis do reservatório, cuja alteração se dá em razão da situação climática, das entradas de água trazidas pelos afluentes; e das saídas, oriundas do consumo pela população, do consumo dos agricultores (na bacia do Descoberto) e da evaporação.

Compartilhar notícia