Ambulância

Média móvel de mortes por Covid-19 no DF oscila abaixo de 30

O indicador subiu de 27,1 para 29,1 entre os dias 8 e 9 de setembro

atualizado 09/09/2020 18:54

AmbulânciaRafaela Felicciano/Metrópoles

A média móvel de mortes por Covid-19 no Distrito Federal na última semana cresceu e chegou 29,1 nesta quarta-feira (9/9). O indicador não tem apresentado uma sequência de crescimentos ou diminuições nos últimos dias, oscilando levemente abaixo dos 30.

Na comparação com a média móvel dos últimos 14 dias, o indicador está 1,4% menor. É o terceiro dia consecutivo em que ele fica abaixo do que leva em conta o período maior de duas semanas.

Os cálculos são do (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles. Eles se baseiam nos números fornecidos diariamente pelo Ministério da Saúde e que alimentam o painel interativo com informações sobre a pandemia.

Média móvel

Acompanhar o avanço da pandemia da Covid-19 com base em dados absolutos de morte ou casos está longe do ideal. Isso porque eles podem ter variações diárias muito grandes, principalmente atrasos nos registros. Nos fins de semana, por exemplo, é comum perceber redução significativa dos números.

Para reduzir esse efeito e produzir visão mais fiel, a média móvel é amplamente utilizada ao redor do mundo. A taxa representa a soma dos óbitos divulgados em uma semana dividida por sete. O nome “móvel” é porque varia conforme o total dos falecimentos dos sete dias anteriores.

 

0

Últimas notícias