Março inicia com sol, mas há previsão de outro mês chuvoso no DF

A previsão é de que, ao longo desta semana, o Sol brilhe mais forte no DF, mas a chuva volta a ser generalizada no fim de semana

atualizado 02/03/2021 12:08

Após o fevereiro mais chuvoso da história do Distrito Federal, março começa ensolarado, mas ainda com possíveis chuvas pontuais, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

A previsão é de que, ao longo da semana, o Sol brilhe mais forte no DF, porém, a chuva volta a tomar conta no fim de semana. De acordo com o Inmet, os termômetros devem registrar temperatura máxima de 32°C nesta semana. A mínima prevista para os próximos dias é 16°C. Há expectativa de ventos fracos e moderados.

Março marca a virada de estação, do verão para o outono, no próximo dia 20. O outono é caracterizado pela transição de dias quentes e chuvosos (verão) para dias frios e secos (inverno).

Chuvas no DF

A chuvas registradas na capital até domingo (28/2) levaram o segundo mês do ano a alcançar a marca de 536,2 mm em precipitações, superando o recorde anterior, de 470,4 mm, apontado em 1980. O número é três vezes acima do previsto, de 183 mm, para o mês.

Além do recorde em volume, o mês é um dos campeões em dias mais chuvosos. Foram 24 dias de chuva em fevereiro. No período, houve diversas inundações. Veja fotos:

0

Com as fortes chuvas de fevereiro, o reservatório do Lago Paranoá alcançou a cota de 1.000,60 metros. Para controlar o volume de água represado, a Companhia Energética de Brasília (CEB) abriu as comportas da Barragem do Paranoá em 15 de fevereiro.

Além disso as chuvas causaram alagamentos, inundações e transtornos em diversos pontos pelo DF.

 

Últimas notícias