metropoles.com

Maquete histórica de Brasília, feita em 1988, é recuperada após o 8/1

Espaço Lucio Costa ficou 64 dias fechado em razão dos atos de vandalismo durante o ataque às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro

atualizado

Compartilhar notícia

Marcus Rodrigues/Metrópoles
Radicais - Metrópoles
1 de 1 Radicais - Metrópoles - Foto: Marcus Rodrigues/Metrópoles

Fechado desde 8 de janeiro, em razão dos atos de vandalismo, o Espaço Lucio Costa reabriu as portas nesta terça-feira (14/3) depois de ficar 64 dias sem funcionamento. A maquete do Plano Piloto em papel, construída em 1988, foi recuperada em quase sua totalidade.

A peça homenageia o idealizador da capital federal, mas ainda contém estilhaços de vidro em locais que não podem ser alcançados sem risco de danos à peça.

Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a limpeza da maquete não pôde ser feita com equipamentos de sucção porque estes poderiam danificar o delicado trabalho.

Desse modo, os restauradores utilizaram pinças e escovas durante o processo de recuperação da obras. Novas portas de vidro também foram confeccionadas em função da completa destruição das anteriores. O custo total ficou em R$ 39.494,78.

O Espaço Lucio Costa integra o Centro Cultural Três Poderes e era a última unidade que ainda se encontrava fechada. O complexo é composto, além do local, pelo Museu Histórico de Brasília (Museu da Cidade), o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves e o Espaço Oscar Niemeyer.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?