metropoles.com

Volta para casa: marcha pró-Lula complica trânsito

Mais cedo, todas as faixas do Eixo Monumental no sentido Esplanada foram ocupadas, o que provocou congestionamento de 3km na área central

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Manifestacao pro lula
1 de 1 Manifestacao pro lula - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Os manifestantes que defendem a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto ocuparam, desde as 14h desta quarta-feira (15/8), as principais vias da capital do país. De acordo com a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), 10 mil pessoas marcharam do estacionamento do Ginásio Nilson Nelson até o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os organizadores falam em 50 mil.

Por conta das manifestações, a volta para casa ficou mais lenta. Segundo o Detran-DF, no início desta noite foi registrado congestionamento na via S3, no trecho entre o Setor de Autarquias Sul e o Shopping Píer 21. Também houve lentidão na L4 Norte, desde a Vila Planalto até a altura do clube Asbac. A Avenida das Nações ficou engarrafada na região próxima ao TSE.

No período da tarde, o Eixo Monumental foi totalmente fechado no sentido Rodoviária–Palácio do Itamaraty. O congestionamento no local chegou a 3km de extensão. Após descer toda a via, os manifestantes chegaram ao TSE por volta das 16h30. Encontraram um aparato grande de segurança. O prédio, que fica na Praça dos Tribunais, foi completamente cercado por policiais. O PT registrou a candidatura de Lula aproximadamente às 17h40.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, durante a marcha, a via N1 ficou engarrafada desde o Estádio Mané Garrincha até a Catedral Metropolitana de Brasília. Os veículos que desciam o Eixo Monumental foram desviados para o Parque da Cidade e a Estrada Parque Indústrias Gráficas (EPIG).

Por volta das 16h, segundo informações do Departamento de Trânsito (Detran), a S1 foi liberada até a altura da Rodoviária do Plano Piloto. Uma hora depois, toda a pista estava desbloqueada, uma vez que os manifestantes ocupavam apenas as vias do entorno do TSE.

Aproximadamente às 18h30, a Avenida das Nações ficou congestionada, pois os militantes voltaram para a Esplanada, onde embarcariam em ônibus.

Participam do movimento políticos conhecidos, como o ex-ministro petista José Dirceu e a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB), Manuela D’Avila, a ex-presidente Dilma Rousseff e Fernando Haddad, candidato a vice de Lula.

“Pela primeira vez, a candidatura de um presidente é registrada pelas mãos do povo”, gritaram os manifestantes em frente ao TSE.

0

Acordo descumprido
A organização do movimento fez um acordo com a Polícia Militar sobre o trajeto e as vias a serem ocupadas. A previsão era de que apenas três das seis faixas do Eixo Monumental fossem fechadas. Os manifestantes, porém, fecharam toda a pista.

“Eles descumpriram o acordo, e a PMDF foi sendo cautelosa para evitar o confronto”, disse a assessoria da corporação. Muitos manifestantes ostentavam bandeiras com hastes de madeira e bambu, mas, até as 18h, não houve nenhuma confusão.

A PMDF garante ter feito revistas para evitar que o material pudesse ser utilizado irregularmente na manifestação. “Porém, no caminho, eles pegaram pedaços de madeira e usaram como hastes das bandeiras. A Polícia Militar está tentando, com base na negociação, retirar esse material dos manifestantes”, informou a corporação.

A PM destacou um contingente de 1,2 mil policiais militares para acompanhar a marcha. Durante o trajeto até o TSE, os integrantes do movimento entoavam gritos de apoio como “Lula, guerreiro do povo brasileiro”.

Aguarde mais informações

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?