Mais de 1 tonelada de canetas emagrecedoras são recolhidas no DF

Segundo o Serviço de Limpeza Urbano, pelo menos meia tonelada foi descartada de forma irregular até setembro deste ano

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Matheus H. Souza/Agência Brasília
slu canetas emagrecedoras
1 de 1 slu canetas emagrecedoras - Foto: Matheus H. Souza/Agência Brasília

O Serviço de Limpeza Urbano (SLU) divulgou o balanço de mais 1,3 toneladas de canetas emagrecedoras que foram descartadas de forma irregular em lixos recicláveis do Distrito Federal.

A soma do material é referente aos últimos 21 meses. Em 2024, 781 kg foram coletados pelo sistema e, somente até setembro deste ano, mais meia tonelada foi descartada de forma errada.

O descarte irregular deste ano equivale a 36 mil unidades de medicamentos aplicados com agulhas, o que já provocou acidentes com garis e cooperados durante o serviço de separação de reciclagem.

De janeiro a agosto de 2025, o SLU registrou 98 acidentes com garis provocados por materiais perfurocortantes, número que já corresponde a 77% do total de 2024. De acordo com o órgão, deve ocorrer aumento de até 3% nos acidentes em relação ao ano anterior.

Os acidentes podem resultar em contaminações, mesmo usando luvas reforçadas e é necessário que o trabalhador inicie um tratamento emergencial preventivo contra infecções virais.

Ainda segundo a autarquia, o descarte das canetas emagrecedoras e as agulhas deve ser feito em farmácia ou em Unidades Básicas de Saúde (UBSs), acondicionados em em caixas de papelão ou recipientes rígidos.


Saiba como descartar os materiais perfurocortantes corretamente:

  • Canetas e agulhas: armazenar em caixas rígidas ou de papelão e entregar em UBSs ou farmácias;
  • Vidros quebrados: envolver em jornal ou acondicionar em caixas;
  • Espetos, garfos e tampas cortantes: colocar em garrafas PET bem fechadas;
  • Algodão e gazes com sangue: embalar em sacos plásticos separados;
  • Medicamentos vencidos: entregar nas unidades básicas de saúde.

Como auxílio a conscientização da população do DF ao descarte dos materiais , o SLU oferece o aplicativo SLU Coleta DF, que traz instruções sobre o descarte correto de cada tipo de resíduo, e mobilizadores ambientais que percorrem as regiões administrativas da capital.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?