metropoles.com

Liminar garante passe livre a estudantes em situação de rua

Defensoria pública consegue liminar que obriga DFTrans a fornecer transporte a moradores sem residência fixa e internet

atualizado

Compartilhar notícia

André Borges/Agência Brasília
1 de 1 - Foto: André Borges/Agência Brasília

Alunos da rede pública de ensino em situação de rua passam a ter direito ao transporte gratuito para ir às aulas. Na tarde desta quinta-feira (16/3), a Defensoria Pública conseguiu liminar por meio de ação civil pública contra o Transporte Urbano do DF (DFTrans), liberando o passe livre a esses estudantes.

Jovens que não apresentavam todos os itens exigidos no cadastro do programa, como comprovante de residência, eram barrados no transporte coletivo.

O fato de o cadastro ser feito na internet e parte dos alunos não conseguirem comprovar a moradia motivou defensores do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos a entrarem com ação. Eles tomaram como exemplo o caso de estudantes da Escola Meninos e Meninas do Parque (EMMP), próxima ao estacionamento 6 do Parque da Cidade, que não têm acesso à internet nem moradia fixa.

“Conversamos com a direção da escola e eles informaram que uma das maiores dificuldades de manter o vínculo dos alunos é justamente a ausência do transporte, uma vez que a distância do colégio se torna um empecilho”, destaca o defensor público Fábio Levino.

A Defensoria Pública reuniu-se com DFTrans, que negou acordo e se embasou no artigo 1º, da Lei Distrital nº 4.462/2010. A norma prevê que o passe livre estudantil é fornecido apenas aos estudantes que moram comprovadamente a mais de 1 km das escolas que estão matriculados.

Para ter acesso ao benefício, o estudante em situação de rua deve indicar como endereço os dados do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro-Pop). O documento exige também que seja disponibilizado meio físico nas escolas públicas para preenchimento do cadastro.

Com informações da Defensoria Pública do DF 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?