*
 

Ainda recém-nascido, Levy foi diagnosticado com um câncer raro no cérebro, o condrossarcoma mesenquimal congênito parameníngeo. Atualmente, o menino, de 9 meses, recebe tratamento, no Hospital Brasília do Lago Sul, que não tem mais causado efeito. A única chance de cura apresentada para a família foi levá-lo para Houston, no Texas (EUA), onde o Hospital MD Anderson faz procedimentos ainda indisponíveis no Brasil, como a radioterapia de prótons recomendada para bebês.

Porém, o custo do tratamento nos Estados Unidos é alto: R$ 2,2 milhões. Sem condições, os pais do bebê, o agente de segurança do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) Gustavo Moura e a médica Monique Moura, estão promovendo uma vaquinha on-line para arrecadar a quantia necessária. Até a última atualização desta reportagem, o valor alcançado pela família era de aproximadamente R$ 60 mil.

 

Primeiros sinais
Monique diz que, até os 3 meses, Levy não apresentava sintomas da doença. Era acompanhado por um pediatra, estava crescendo e ganhando peso. “Notamos um carocinho perto do olho. Quando fizemos a ressonância, foi identificada a lesão. Estava muito grande para um bebê, cerca de cinco centímetros. Fiquei sem chão”, lembrou a mãe. “A lesão estava crescendo em uma velocidade gigante”, completou. Na outra semana, a família conseguiu iniciar a quimioterapia.

A sensação de entrar pela primeira vez em uma clínica oncológica foi de aperto no coração. Vi aquelas crianças passando por aquilo tudo e questionava ‘Senhor, é por isso que teremos que passar?’. Mas Ele não nos abandonou, nos deu força"
Monique Moura

Na primeira sessão, Levy teve pneumonia, bactéria no sangue, infecções intestinal e generalizada. O pequeno conseguiu sair desse quadro e avançou para o segundo ciclo. Ele apresentou a doença veno-oclusiva hepática, com alto índice de mortalidade. Mais uma vez, venceu. Atualmente, faz uma quimioterapia de segunda linha, menos agressiva.

Contudo, os especialistas que avaliaram o caso recomendaram o tratamento no exterior. A família de Levy já enviou os exames para os Estados Unidos. O hospital do Texas pode atendê-lo, mas os valores são altos.

A doença
O condrossarcoma é um tumor cartilaginoso maligno e raro que ocorre frequentemente nas cartilagens das extremidades ósseas.

Doe
Para doar, basta entrar no site da vaquinha virtual clicando aqui. Quem preferir, pode fazer a transferência para as contas da família.

Para mais informações, basta entrar em contato com a família: (61) 99975-7737 ou moniquenogueira@hotmail.com.