metropoles.com

Greve dos vigilantes: audiência no TRT termina sem acordo

Categoria reivindica aumento de 7% e manutenção de cláusulas da convenção coletiva. Serviços em parques, hospitais e bancos foram afetados

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
TRT
1 de 1 TRT - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região intimou representantes do Sindicato dos Vigilantes do Distrito Federal e donos de empresas do setor para uma reunião de conciliação. A categoria entrou em greve nessa quinta-feira (1º/3). O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (2) e terminou sem acordo, bem como uma audiência no Ministério Público do Trabalho. A categoria faz nova assembleia, às 19h30, e a tendência é manter o movimento.

Os vigilantes reivindicam aumento de 7% e manutenção de todas as cláusulas da convenção coletiva. A data-base era no início de janeiro, mas a categoria afirma que não houve avanço nas negociações.

A paralisação afetou o atendimento em hospitais, postos de saúde, escolas, parques e bancos. O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) determinou o fechamento de algumas unidades ambientais, como os parques de Águas Claras e o do Sudoeste. No INSS, agências também estão funcionando parcialmente, com número reduzido de vigilantes.

Decisão do TRT

 

Os problemas entre vigilantes e as empresas não são recentes. No mês passado, por exemplo, os empregados fizeram uma paralisação cobrando o pagamento do salário referente a dezembro, que deveria ter sido repassado no quinto dia útil de janeiro.

Em abril de 2017, outro episódio semelhante: devido à greve deflagrada no dia 18, hospitais funcionaram de maneira precária e bancos nem abriram as portas. Os serviços em órgãos federais também foram prejudicados.

O presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada, Sistemas de Segurança Eletrônica, Cursos de Formação e Transporte de Valores no Distrito Federal (Sindesp-DF), Luis Gustavo Barra, rebate as informações dos vigilantes. “Nós tentamos negociar 21 vezes só neste ano. Tínhamos agendada uma reunião às 9h30 de hoje [quinta]. Uma vez deflagrada a greve, não tem sentido negociarmos agora”, declarou.

Segundo ele, o ganho real solicitado pelos profissionais é bastante superior ao Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) de janeiro a dezembro de 2017. “O IPCA de 2017 é de 2%”, pontuou.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?