metropoles.com

TRF-1 suspende ação penal da Circus Maximus até a inclusão de provas

Desembargador federal Ney Bello atendeu, em parte, pedido da defesa de réus para que sejam anexadas mídias usadas pela acusação

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Carro da polícia em frente a banco
1 de 1 Carro da polícia em frente a banco - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Responsável pela ação penal decorrente da Operação Circus Maximus, o juiz federal titular da 10ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal, Vallisney de Souza Oliveira, suspendeu, por ora, o processo. O despacho da noite desta terça-feira (07/05/2019) ocorre por força de uma liminar concedida em segunda instância.

No mesmo documento, Vallisney determina intimação do Ministério Público Federal (MPF) com urgência para se manifestar sobre a decisão do desembargador Ney Bello, considerando que há réus presos. Entre os detidos, estão Ricardo Leal, arrecadador da campanha do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e considerado o líder do esquema pelo MPF, e o ex-presidente do BRB Vasco Gonçalves.

Ney Bello deferiu, na segunda-feira (06/05/2019), pedido da defesa de Henrique Leite Domingues e Henrique Domingues Neto para a inclusão de elementos usados pela acusação.

“Ante o exposto, defiro a liminar, em parte, para suspender o curso da Ação Penal nº 1003577-22.2019.4.01.3400, até a juntada aos autos das mídias e demais elementos de prova elencados na denúncia – inclusive as colaborações premiadas –, bem como sua disponibilização à defesa técnica dos réus, ora pacientes, com devolução integral do prazo para apresentação de defesa prévia”, diz trecho da decisão.

Veja o despacho:

Despacho de suspensão da aç… by on Scribd

 

O MPF investiga suposto esquema criminoso no Banco de Brasília que teria movimentado R$ 348 milhões e pagado propina estimada em R$ 40 milhões.

Segundo as investigações, os prejuízos foram do BRB, participantes de fundos de pensão e Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), poupadores e sistema financeiro nacional.

Procurada, a defesa de Henrique Leite Domingues e Henrique Domingues Neto não havia se manifestado até a última atualização deste texto. O MPF também não retornou o contato da reportagem. O espaço continua aberto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?