metropoles.com

Carmelita Brasil, segunda mulher a presidir o TRE-DF, é empossada

A desembargadora assumiu o cargo nesta segunda-feira (23/4). Antes dela, somente Maria Thereza de Andrade Braga esteve à frente da Corte

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Especial para o Metrópoles
WhatsApp Image 2018-04-23 at 16.12.35
1 de 1 WhatsApp Image 2018-04-23 at 16.12.35 - Foto: Igo Estrela/Especial para o Metrópoles

Trinta anos após o fim do mandato de Maria Thereza de Andrade Braga, outra mulher chegou ao mais alto cargo do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). Nesta segunda-feira (23/4), a desembargadora Carmelita Brasil assumiu a presidência da Corte, posição que deve ocupar até 2020. Antes, estava no posto o desembargador Romeu Gonzaga Neiva. Ainda tomou posse como vice-presidente e corregedor o desembargador Waldir Leôncio.

Ambos foram indicados pelo Conselho Pleno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Carmelita Indiano Americano do Brasil Dias é mineira, natural de Manhumirim. Ela ingressou na Justiça do DF em 1984 e foi promovida a desembargadora em 2002. Carmelita foi vice-presidente do TJDFT entre 2014 e 2016, e, até assumir a presidência do TRE-DF, atuava como vice-presidente.

Em discurso na sessão solene desta segunda, Carmelita homenageou as mulheres. “Àquelas que, tanto de maneira silenciosa quanto de maneira ostensiva, lutam para construir uma sociedade mais humana, mais democrática e mais fraterna”, disse.

A desembargadora ainda agradeceu aos colegas do TJDFT a indicação e a votação que a elegeu. “Eu prometo às Vossas Excelências dar o melhor de mim mesmo para cumprir a missão que me foi outorgada”, declarou.

Assim como Carmelita, o vice-presidente e corregedor, Waldir Leôncio, natural de Fortaleza (CE), está na Justiça brasiliense desde 1984. Antes de se tornar juiz, ele foi defensor público. Em 2003, passou a ocupar a função de desembargador. Entre 2014 e 2016, foi segundo-vice-presidente do TJDFT.

Rollemberg
O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) chegou após a sessão, mas ainda a tempo dos cumprimentos. O chefe do Executivo local disse estar “assistindo ao processo de empoderamento” das mulheres.

“Isso é muito positivo para as instituições. Aqui no Distrito Federal temos à frente da Procuradoria-Geral uma mulher muito talentosa, que é a doutora Paola Aires, e agora também defensora pública-geral pela primeira vez”, frisou.

Sobre Carmelita, não poupou elogios: “A gente fica muito feliz de ver mais uma mulher muito qualificada, experiente e competente assumindo a presidência do TRE”.

Além de Rollemberg, estiveram presentes o presidente da Câmara Legislativa, Joe Valle (PDT), e os deputados distritais Raimundo Ribeiro (MDB) e Celina Leão (PP).

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?