metropoles.com

Janaína Paschoal adere à pauta sexual do governo por abstinência

Deputada estadual de São Paulo disse no Twitter que “diversão não implica perder o freios”

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Janaína Paschoal
1 de 1 Janaína Paschoal - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A deputada estadual paulista Janaína Paschoal (PSL-SP) decidiu aderir à campanha defendida pela ministra Damares Alves pela abstinência sexual. Pelo Twitter, neste domingo (02/02/2020), a advogada, que ganhou projeção nacional como autora do pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), disse que a iniciativa no período do Carnaval é “importantíssima”.

“Importantíssimo o fato de a ministra Damares lançar a campanha para desestimular o sexo na adolescência, no mês do Carnaval. A iniciativa será útil a dois fins, mostrar aos adolescentes que tudo tem seu tempo e lembrar também adultos que diversão não implica perder o freios. Todo corpo é um Templo!”, escreveu a jurista.

A ministra Damares Alves defendeu a prática como forma de enfrentar gravidez precoce e proliferação de doenças sexualmente transmissíveis no país e quer transformá-la em política pública.

Críticas

A campanha ganhou críticas sobre a real eficácia da medida. Recentemente, a Defensoria Pública da União (DPU) e a Defensoria Pública de São Paulo enviaram recomendação ao Ministério da Saúde e ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos para que não veiculem a campanha voltada para adolescentes que prega a abstinência sexual como forma de prevenção.

O principal argumento dos órgãos é de que pregar a abstinência como política pública para prevenção não tem nenhum suporte científico — pelo contrário, apontam que há diversas pesquisas nacionais e internacionais que demonstraram a ineficiência de campanhas desse tipo em políticas públicas.

Veja o post:

Reprodução / Twitter

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?