metropoles.com

Izalci diz que reajuste das forças de segurança deve sair em maio

Senador Izalci Lucas participou de reunião entre membros do GDF e do governo federal sobre reajuste de 18% a servidores da segurança pública

atualizado

Compartilhar notícia

Mateus Milhomem Cândido/PMDF
Fotografia colorida mostrando PM de costas olhando para a Catedral-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando PM de costas olhando para a Catedral-Metrópoles - Foto: Mateus Milhomem Cândido/PMDF

Parlamentares da bancada de Brasília e integrantes do GDF se reuniram nesta sexta-feira (5/5) com gestores do governo federal para tratar da viabilização de um reajuste de 18% para servidores da segurança pública da capital. Na saída da reunião, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) disse ao Metrópoles que a sinalização foi positiva e que a expectativa é aprovar o aumento no Congresso Nacional ainda em maio, para que o pagamento do mês de junho já venha com o reajuste.

“Foi produtiva [a reunião]. Existem pendências do Fundo Constitucional com relação a auxílio moradia, Polícia Penal, mas a gente veio discutir o acordo para o aumento de 18%”, disse ele. “Algumas informações foram solicitadas [ao GDF] e o secretário de Planejamento assumiu o compromisso de enviar ainda hoje, para, na semana que vem, terça ou quarta, a gente tentar uma reunião da CMO [Comissão Mista de Orçamento] para votar o PLN e, na sequência, aprovar no plenário do Congresso”, complementou o parlamentar. Veja a entrevista:

Além de Izalci, participaram do encontro outros parlamentares, como a senadora Leila Barros (PDT-DF) e técnicos do GDF. O encontro aconteceu na Secretaria de Relações Institucionais, com a presença do secretário parlamentar adjunto de relações institucionais, Valmir Pracidelli, e do secretário-executivo do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, Ricardo Cappelli.

Também estiveram presentes os deputados federais Rafael Prudente (MDB), Júlio César (Republicanos) e Erika Kokay (PT); e os distritais Hermeto (MDB), Roosevelt Vilela (PL) e Doutora Jane (Agir).

Nos cálculos do GDF, o reajuste de 18% pode ser comportado pelo Fundo Constitucional, sem necessidade de novo aporte pelo governo federal. Em 2023, o orçamento total do FCDF ficou em R$ 23 bilhões.

Na semana passada, a bancada do DF fechou acordo com o líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), para que, em 30 dias, o Planalto assinasse a medida provisória do reajuste e encaminhasse ao parlamento o projeto que prevê o aumento na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?