metropoles.com

GDF e Planalto se reúnem nesta 6ª para tratar de reajuste salarial da Segurança

Na semana passada, bancada do DF no Congresso fechou acordo com o líder do governo para publicação do reajuste em 30 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Fotografia colorida mostra homens de preto com uniforme da Polícia Civil
1 de 1 Fotografia colorida mostra homens de preto com uniforme da Polícia Civil - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Integrantes do Governo do Distrito Federal (GDF), parlamentares do DF e representantes do Palácio do Planalto marcaram uma reunião, para esta sexta-feira (5/5), na qual vão tratar do pedido de reajuste salarial de 18% para as forças de segurança da capital da República.

O GDF prepara os números para demonstrar ao governo federal que o aumento concedido aos policiais civis, militares e bombeiros não provocará impactos no orçamento da União.

As forças de segurança distritais são custeadas com recursos federais, por meio do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF); por isso, qualquer reajuste a policiais e bombeiros depende de iniciativa do Palácio do Planalto.

0

Nos cálculos do GDF, o reajuste de 18% pode ser comportado pelo FCDF, sem necessidade de aporte pelo governo federal. Em 2023, o orçamento total do FCDF ficou em R$ 23 bilhões.

Na semana passada, a bancada do DF fechou acordo com o líder do governo no Congresso Nacional, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), para que, em 30 dias, o Planalto assinasse a medida provisória (MP) do reajuste e encaminhasse ao parlamento o projeto que prevê o aumento na Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) e na Lei Orçamentária Anual (LOA).

O senador Izalci Lucas (PSDB-DF) disse à coluna Grande Angular que “o governo federal pode elaborar o projeto específico para a recomposição parcial da segurança pública do DF, que depende da iniciativa do GDF e edição de uma MP”.

“O GDF encaminhou, em 28 de fevereiro, a proposta da recomposição parcial, mas não estava ajustado na LDO e LOA de 2022 para 2023”, completou Izalci.

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Wellington Luiz (MDB), afirmou que houve acordo com o ministro de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, para que o GDF envie ao governo federal todas as informações técnicas necessárias sobre o reajuste, ainda nesta semana.

Mobilização

No dia da reunião entre representantes do DF e do governo federal, o Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF) fará uma assembleia geral extraordinária para mobilizar a categoria e pressionar pela aprovação da recomposição salarial.

O presidente do Sinpol-DF, Enoque Venancio de Freitas, afirmou que esta semana será decisiva para a categoria.

“Na próxima sexta-feira, faremos uma assembleia geral para mobilizar a categoria e a manter informada. Queremos ressaltar que o sindicato sempre teve como foco principal a paridade com a Polícia Federal”, enfatizou.

Ouça o áudio do presidente do Sinpol-DF:

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?