metropoles.com

Internos do sistema penitenciário farão cantata de Natal no Entorno

O coral “Vozes que Libertam” fará sua primeira apresentação para servidores do Fórum de Águas Lindas, no Entorno do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Material enviado ao Metrópoles
Imagem colorida de homens sentados com camisas amarelas
1 de 1 Imagem colorida de homens sentados com camisas amarelas - Foto: Material enviado ao Metrópoles

Formado unicamente por presos do regime fechado, o coral Vozes que Libertam fará sua primeira cantata de Natal para servidores do Fórum de Águas Lindas, no Entorno do Distrito Federal, na próxima segunda-feira (4/12). O grupo será um braço do projeto o pioneiro de políticas alternativas penais intitulado Trilhando um Novo Caminho, desenvolvido há cerca de quatro meses na cidade.

A responsável pelas ações é a juíza de direito Claudia Andrade, da 1ª Vara Criminal e de Execução Penal de Águas Lindas. A magistrada conta que a ideia para o coral surgiu de sua paixão pela música e o reconhecimento da importância da arte para a vida de todos.

“Imediatamente, compartilhei com o Dr. Ilvan, advogado militante na área criminal da comarca, que instantaneamente aderiu a minha ideia e iniciou a triagem dentro do presídio de detentos que soubessem ou tivessem aptidão para a música”, conta Andrade. Desde então, os participantes vêm ensaiando todas as sextas feiras e se preparam fortemente para a coral.

“A apresentação será no plenário do tribunal do júri na confraternização de Natal dos servidores. Eu entendo como um presente aos nossos servidores poderem contemplar em primeira mão a primeira apresentação. Ao meu ver, esses detentos buscando sua ressocialização por meio da música, que pode se traduzir como uma expressão da própria alma”, continua a juíza.

0

O principal objetivo do coral é, justamente, a ressocialização dos envolvidos. “Eu entendo que não basta encarcerar. Deve se oportunizar meios que favoreçam e estimulem, de fato, a ressocialização, que é um dos maiores sentidos da segregação e privação da liberdade. O reeducando tem que mudar a mente e perceber que a vida digna tem mais valor que a carreira do crime”, aponta Claudia. Há expectativas de que o coral se apresente para toda a população de Águas Lindas ainda neste mês, durante as comemorações do Natal Luz, na praça da Bíblia.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?