metropoles.com

Internet das coisas e rapidez: 1º laboratório 5G do país é inaugurado no DF

Tecnologia que pode render à economia do Brasil R$ 1 trilhão nos próximos 15 anos pode ser testada na Biotic

atualizado

Compartilhar notícia

Biotic/Divulgação
Inauguração do laboratório de 5G na Biotic
1 de 1 Inauguração do laboratório de 5G na Biotic - Foto: Biotic/Divulgação

Com transmissão on-line, o primeiro laboratório de testes 5G no Brasil foi inaugurado nesta sexta-feira (24/7), em Brasília. No Parque Tecnológico de Brasília – Biotic, as pessoas poderão, com visita marcada, experimentar uma velocidade 100 vezes mais maior na internet, além de conhecer um pouco mais sobre a internet das coisas.

“O 5G está no debate mundial porque vai revolucionar todo o ecossistema e a vida das pessoas”, explicou Gustavo Dias Henrique, diretor-presidente da Biotic. Ele exemplifica: se qualquer pessoa mudar a faixa do celular para o 5G que existe no laboratório, a diferença de velocidade é enorme.

“Mas a aplicabilidade vai além”, afirmou Henrique, citando a internet das coisas, a aplicação da rede mundial de computadores em produtos e serviços do dia a dia, como uma geladeira ou até mesmo o trânsito inteligente.

Com a parceria da Biotic S/A, a Vivo e chinesa Huawei, maior produtora de smartphones do mundo, o espaço começou a ser instalado em março deste ano. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, o projeto correu sem problemas.

0

De acordo com o presidente da Terracap, Izídio Santos, isso mostra a importância de ser pioneiro. “Esse pioneirismo é o primeiro passo para o que a gente pensa que o Biotic será”.

Leilão

Diversos secretários estiveram na inauguração, além do vice-governador Paco Brito; do secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Vitor Elísio Menezes; e do vice-presidente da Huawei Brasil, Steven Shen.

Vitor Elísio Menezes lembrou que o leilão para a faixa 5G era para acontecer este ano, mas a Covid-19 fez com que os planos fossem prorrogados. Segundo ele, a comercialização da tecnologia não vai passar do primeiro trimestre de 2021. E será algo muito importante para o Brasil, uma vez que, de acordo com estudos, pode render R$ 1 trilhão nos próximos 15 anos para o país.

“É algo que deve impulsionar a nossa economia e transformar a forma como nós lidamos com a tecnologia atualmente. Não é só a velocidade, mas ferramentas que vão transformar a indústria, a saúde, a segurança pública”, apontou Menezes.

O vice-governador Paco Brito começou o discurso agradecendo por ter se recuperado do coronavírus. Ele citou o governador Ibaneis Rocha como principal responsável pela instalação do laboratório e novamente elogiou o pioneirismo da Biotic. “Nós teremos que nos reeducar para o uso da internet. Queremos transformar Brasília na capital tecnológica do país”.

Quem quiser conhecer o laboratório precisa entrar em contato com Biotic pelo e-mail bioticsa@bioticsa.com.br.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?