Internado, fundador do Vale do Amanhecer aguarda por cirurgia no fêmur

Mikhael Georges Hanna, 90 anos, sofreu uma fratura no colo do fêmur e foi levado pelo Samu para o Hospital Regional de Planaltina (HRP)

Imagem cedida ao MetrópolesImagem cedida ao Metrópoles

atualizado 19/06/2019 20:19

Um dos fundadores do Vale do Amanhecer, Mikhael Georges Hanna, 90 anos, aguarda por encaminhamento para cirurgia no Hospital Regional de Planaltina (HRP) desde 15 de junho. Ele sofreu uma fratura de colo de fêmur e precisa de tratamento cirúrgico, conforme relatório médico anexado à peça da Defensoria Pública do Distrito Federal que requisita à Justiça urgência no procedimento.

O idoso tem sofrido complicações em decorrência da falta de tratamento. Ele segue com dores, limitação de movimentos e risco de dano permanente. A Defensoria encaminhou, em nome do paciente, a previsão de espera do atendimento e o agendamento da cirurgia.

Segundo um amigo de Mikhael que trabalha na Secretaria de Saúde e pediu para não se identificar, o procedimento requisitado é realizado apenas no Hospital Regional de Sobradinho (HRS), e a única informação repassada é que não há previsão de disponibilidade.

“É uma pessoa muito importante para a comunidade, o último dos líderes da doutrina da época de Tia Neiva ainda vivo e, pela idade avançada, nos deixa muito preocupados. Apesar de estar sendo atendido em Planaltina, ele tem nos relatado muita dor, mesmo com os medicamentos. E idoso você sabe como é, não reage como um jovem a enfermidades, principalmente se tiver que esperar muito por procedimento.”

A Secretaria de Saúde (SES-DF) informou que Mikhael será removido do HRP para o HRS. “A medida ocorre uma vez que o paciente necessita de um leito de UTI de retaguarda e no HRP ainda não há unidade de terapia intensiva”, diz a nota encaminhada pela pasta. De acordo com a SES, já foram realizados exames pré-operatórios e o paciente está estabilizado clinicamente. “A transferência para o HRS ocorrerá nas próximas horas”, garantiu a secretaria.

Últimas notícias