metropoles.com

Inscrições para Educação de Jovens e Adultos em 2024 começam nesta 3ª

Oportunidade para quem quer voltar a estudar, EJA está com inscrições abertas até 12 de novembro, pela internet ou pelo telefone 156

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Foto colorida com sala de aula cheia com pessoas maiores de 18 anos e professora escrevendo em lousa
1 de 1 Foto colorida com sala de aula cheia com pessoas maiores de 18 anos e professora escrevendo em lousa - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Quer voltar a estudar? Estão abertas, até 12 de novembro, as inscrições para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) para o primeiro semestre de 2024.

A EJA é uma modalidade de ensino destinada a jovens, adultos e idosos que, por algum motivo, não concluíram a educação básica — os ensinos fundamental e médio — ou nunca tiveram a oportunidade de estudar.

As inscrições podem ser feitas pelo site da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) ou pelo telefone 156, opção 2.

A EJA é organizada em três segmentos. O primeiro corresponde aos anos iniciais do ensino fundamental. Nessa etapa, as pessoas vão começar e consolidar o processo de alfabetização.

O segundo segmento se refere aos anos finais do ensino fundamental.

A terceira fase abrange o ensino médio. Para se matricular nos primeiro e segundo segmentos, a idade mínima é de 15 anos completos; para o terceiro segmento, 18.

A data prevista para divulgação dos resultados é 28 de dezembro, a partir das 18h, pelo site da SEEDF. As matrículas estarão abertas de 3 a 10 de janeiro de 2024, presencialmente, nas secretarias das respectivas unidades escolares informadas.

Documentação

É necessário apresentar Carteira de Identidade, CPF, duas fotos 3×4, comprovante de residência e Declaração Provisória de Matrícula (Deprov) ou histórico escolar. No caso de estudantes menores de 18 anos, também é necessário levar documento de identificação e do CPF do responsável.

O candidato que não comparecer para efetivação da matrícula no período estipulado perderá a vaga e ficará sujeito à disponibilidade de vagas remanescentes, ofertadas a partir do primeiro dia de aula, diretamente na secretaria das unidades escolares.

Na modalidade Ensino a Distância (EaD), a oferta da EJA é possível apenas para o segundo e o terceiro segmentos. Nesse caso, é necessário se inscrever no Centro de Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional a Distância de Brasília (Cejaep).

Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?