metropoles.com

Escola pública no Guará deve ser reaberta para matrículas, diz MPDFT

Segundo recomendação da Promotoria de Justiça e Defesa da Educação, colégio público deve ser reaberto para alunos e professores

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução / Redes sociais
Escola pública - Metrópoles
1 de 1 Escola pública - Metrópoles - Foto: Reprodução / Redes sociais

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) recomendou a suspensão do fechamento da Escola SRIA, no Guará, na quinta-feira (12/1). A recomendação foi assinada pelo promotor de Justiça Anderson Pereira de Andrade, membro da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc).

Segundo a recomendação, a Secretaria de Educação deve se abster de fechar a Escola Classe SRIA e definir a reabertura de novos prazos de matrículas para os alunos.

A recomendação do MPDFT segue a mesma linha adotada pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), que recomendou a reabertura da escola.

Descumprindo decisão do TCDF, o governo local manteve fechada a escola classe. Em nova decisão liminar, o órgão de fiscalização reiterou a volta do colégio para a rede pública.

Leia recomendação completa:

Recomendação – Proeduc by Metropoles on Scribd


Segundo o documento, assinado pelo novo presidente do TCDF, conselheiro Márcio Michel, a pasta deve incluir a escola no sistema de matrículas de alunos para o ano letivo de 2023.

“Possibilitando a matrícula dos discentes naquela unidade escolar, bem como que seja liberado o acesso aos docentes para a escolha de classes”, afirmou Márcio Michel.

Movimento de fechamento

Segundo o Ministério Público de Contas do DF (MPC-DF), desde o dia 3 de janeiro, a escola encontra-se impedida de efetivar matrículas, remanejar ou receber alunos sequenciais de outras unidades escolares.

Para o MPC-DF, a não disponibilização do sistema de matrículas demonstra o movimento de fechamento da escola em franca violação à deliberação do TCDF.

O movimento de fechamento da escola tem sido alvo de críticas de alunos, pais e professores. A Secretaria de Educação terá prazo de resposta de 10 dias uteis.

Terreno

A escola classe está situada no complexo da Unidade 3 da Secretaria de Educação. No final de 2022, nas férias escolares, o governo começou o fechamento do local.

O governo reverteu o terreno para a Agência de Desenvolvimento do DF (Terracap). A princípio, a  Secretaria de Desenvolvimento Econômico do DF analisava a viabilidade de uso do espaço para construção de polo de saúde.

Outro lado

O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Educação e com o Governo do Distrito Federal (GDF). Em nota, a pasta informou que as recomendações feitas pela Proeduc são sempre observadas.

Leia a nota completa:

A Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal informa que as recomendações feitas pela Promotoria de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc) sempre são observadas por esta Pasta e reforça que o atendimento integral de qualquer decisão será realizado dentro dos prazos legais estabelecidos.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?