metropoles.com

Influencer do DF lança livro sobre Síndrome de Down

Influencer desfaz mitos sobre síndrome de Down no livro, que tem objetivo de ser um guia acessível para quem pretende atualizar conhecimento

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
influencer do DF lança livro sobre síndrome de down
1 de 1 influencer do DF lança livro sobre síndrome de down - Foto: Reprodução

A influencer Vitória Mesquita (foto em destaque), 23 anos, lançou nesta terça-feira (21/3) um livro que tem o objetivo de desfazer mitos sobre síndrome de Down. Com o nome Atualiza: síndrome de Down – Trissomia do 21, a obra pretende ser um guia acessível para quem deseja atualizar conhecimentos e quebrar preconceitos. O exemplar está disponível gratuitamente na versão on-line.

No livro, Vitória aconselha o uso do termo trissomia do 21 no lugar de síndrome de Down. Isso porque o nome Down é uma homenagem ao cientista John Langdon Down que descobriu a trissomia do cromossomo 21, mas pode ser confundido com a tradução da palavra inglesa “down”, que significa “para baixo. “Muita gente acha que esse nome foi dado porque nós somos tristes, doentes, para baixo… e isso não é verdade! Para não ter essa confusão, muita gente prefere chamar de Trissomia do 21 ou T21”, explica.

Veja vídeo para divulgação:

A autora ainda defende que a comunicação seja acessível, com criação e adaptação de conteúdos com linguagem simples. “A acessibilidade de uma pessoa com deficiência começa pela comunicação”, afirma a jovem no texto. Para simplificar o discurso e atender às necessidades das pessoas com T21, é preciso passar as informações em um texto com palavras simples e curtas, com uma ideia de cada vez. Também não é recomendado o uso de metáforas.

Vitória é ativista, produtora de conteúdo e é a pessoa responsável por mudar a definição de Síndrome de Down no Google por meiode uma campanha que realizou em suas redes sociais no ano passado.  A empresa modificou o resultado da pesquisa para o termo “síndrome de Down”.

0

Antes da campanha impulsionada pela jovem, a busca classificava a trissomia do cromossomo 21 como “doença” e, agora, apresenta-a como “condição genética”.

Atualmente, a jovem é acompanhada por 41 mil seguidores no seu perfil do Instagram.

Compartilhar notícia