Ibaneis quer isentar de IPVA por 5 anos quem comprar carro elétrico

Governador afirmou que enviará projeto de lei à CLDF para aprovar a medida, que pode chegar a veículos híbridos também

atualizado 07/10/2019 12:36

Andre Borges/Esp. Metrópoles.com

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que vai isentar do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), por cinco anos, os consumidores que comprarem carros elétricos na capital. O GDF também estuda ampliar a isenção para os veículos híbridos (que contam com motor de combustão interna e motor elétrico). A medida depende de aprovação da Câmara Legislativa (CLDF).

“Queremos unir os setores público e privado. Para que nós possamos colocar, nesta parceria, o futuro da nossa cidade”, discursou o emedebista. De acordo com ele, a decisão foi tomada com o secretário de Economia, André Clemente.

As declarações foram dadas durante lançamento do projeto de implantação de carros elétricos no DF. Nos próximos meses, os veículos serão testados por 300 servidores.

A isenção do IPVA virá por projeto de lei. Ou seja, será necessário o envio para a CLDF. Ibaneis considera que a conversação de 100% da frota para veículos é uma meta ambiciosa. Inicialmente, o objetivo do GDF é testar a tecnologia na prática.

Projeto

As declarações foram dadas durante lançamento do projeto de implantação de carros elétricos no DF. O secretário de Ciência e Tecnologia, Gilvan Máximo, afirmou que esse é um passo importante para a responsabilidade ambiental e a transformação de Brasília em cidade inteligente. “Quando toda a frota for substituída, isso vai representar uma economia de R$ 8 milhões por ano”, afirmou.

Segundo o chefe da pasta, Brasília subiu do posto 15º para o 4º lugar no ranking nacional de cidades inteligentes. Um dos fatores para esse crescimento, de acordo com Gilvan, foi o Wi-Fi Social, que será levado a todas as escolas públicas — e, segundo o governador, aos hospitais também.

A vinda de carros elétricos para a capital vem com parceria da Renault, a empresa já colocou 250 mil exemplares com zero emissão de poluentes nas pistas do mundo. No Brasil, foram emplacados 100 veículos movidos à energia elétrica. A empresa mantém também parceria com Itaipu, justamente para o uso de veículos elétricos compartilhados.

Eletropostos

Brasília terá 35 estações de recarga pública para os veículos elétricos. Segundo o GDF, será o maior sistema público de eletropostos do Brasil. O projeto será testado por 300 servidores.

O governador também falou sobre os recursos para a iluminação pública que têm sido dedicados pelos deputados distritais. “No prazo de quatro anos, teremos Brasília totalmente iluminada com LED”, apontou. Segundo Ibaneis, o GDF lançará projeto de parceria público-privada para a iluminação pública ainda neste ano.

Últimas notícias