metropoles.com

Ibaneis: “Quantidade de leitos nos permite flexibilizar com segurança”

Os shoppings passam a ficar abertos das 10h às 22h, conforme a nova regra estabelecida pelo governador

atualizado

Compartilhar notícia

Myke Sena/Especial Metrópoles
Ibaneis Rocha na Feira dos Importados, no SIA
1 de 1 Ibaneis Rocha na Feira dos Importados, no SIA - Foto: Myke Sena/Especial Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou nesta sexta-feira (9/10) a decisão de permitir a ampliação do horário de funcionamento de centros comerciais e shoppings durante a pandemia do novo coronavírus. Durante visita à Feira Central de Ceilândia, onde serão investidos R$ 22 milhões na reestruturação do espaço, o chefe do Executivo local disse que está seguro da flexibilização.

“Chegou o momento. Nós temos uma quantidade de leitos hospitalares que nos permitem com segurança fazer uma flexibilização”, explicou.

A medida de tirar as restrições às operações do comércio no fim do ano foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal desta sexta. O texto também libera a restrição até então vigente do limite de seis clientes por mesa nos bares e restaurantes.

A decisão servirá de ajuda na recuperação econômica e preparação do setor para a Black Friday, com início em 27 de novembro, e para as festas de fim de ano, período quando, tradicionalmente, há maior procura de produtos.

Horários

Os shoppings passam a ficar abertos das 10h às 22h e não mais das 11h às 21h, conforme a nova regra estabelecida pelo governador.

Em relação ao comércio de rua, o DODF lista os segmentos liberados. São eles: lojas de calçados; lojas de roupas; serviços de corte e costura; armarinhos e lojas de tecido; atividades de lavanderias, tinturarias e toalheiros; empresas de tecnologia e lojas de equipamentos e suprimentos de informática; setor eletroeletrônico e setor moveleiro. Nesse caso, não há restrição de horário.

0
Estabilidade de infectados

A segurança para a tomada da decisão é de que, mesmo após a reabertura dos demais setores da economia local, verificou-se que não houve um agravamento dos números de infectados e de óbitos em decorrência do novo coronavírus.

De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em agosto, o comércio local e sinalizou uma tímida melhora ao registrar um aumento no volume de vendas de 3,4% em relação ao mês anterior.

Hospital de Campanha de Ceilândia

Durante a visita à feira, o governador informou ainda que o projeto do Hospital de Campanha de Ceilândia vai ser readaptado para a construção do Hospital Materno Infantil.

O Hospital Materno Infantil deve começar a funcionar ainda no início do próximo ano. Segundo Ibaneis, a cidade também realiza partos de moradores do Entorno. Como é o caso de famílias de Águas Lindas (GO).

“Conseguimos durante a pandemia a ampliação do Hospital de Ceilândia. O que tem ajudado e muito no atendimento. E estamos concluindo aqui mais uma UPA, nível 3, que vai ser entregue ainda neste ano. Tenho muita esperança que a gente consiga fazer isso. E os trabalhos estão adiantados”, comentou Ibaneis.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?