Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Ibaneis pede prioridade a distritais para votação da Luos

Governador eleito disse ainda que a Lei de Zoneamento Ecológico-Econômico e a baixa de impostos sobre cigarros precisam ser analisadas

27/11/2018 13:07, atualizado 28/11/2018 06:43
Filipe Cardoso/Metrópoles
Ibaneis pede prioridade a distritais para votação da Luos

O governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) se reuniu com 18 deputados distritais, na manhã desta terça-feira (27/11), para elencar as prioridades do governo que deverão ser pautadas na Câmara Legislativa ainda este ano. Além de questões orçamentárias, o futuro chefe do Executivo pediu que sejam colocadas em votação as leis de Uso e Ocupação do Solo (Luos) e do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE).

A reunião ocorreu a portas fechadas no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Ao final, Ibaneis comentou sobre a aproximação com os parlamentares. “Temos a aprovação do orçamento, com as modificações que precisam ser feitas para atender nosso projeto de governo. Também algumas legislações que acho fundamentais para o desenvolvimento econômico e a cidade, como a Luos, a do ZEE, e a diminuição do imposto sobre o cigarro”, disse o futuro chefe do Executivo.

Após a pancadaria generalizada na Câmara na segunda-feira (26), Ibaneis afirmou que o assunto será tratado de forma democrática.

Confira imagens da confusão na Câmara na segunda:

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

“A legislação, como está, atende a necessidade do Distrito Federal, a todos os ambientalistas, e eu tenho convicção de que ela está madura para ser votada. Esse tipo de discussão agressiva tem que sumir desse cenário”, afirmou.

Durante agenda na manhã de terça, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) lamentou a confusão na Câmara Legislativa. “Temos que debater de uma forma respeitosa e profunda, como vínhamos fazendo até aqui. Foram mais de 90 reuniões sem que houvesse nenhum tipo de acidente. É lamentável. Esse é um tema importante que a população tem que debater e discutir para que seja aprovado, sabendo o que está sendo votado”, disse o socialista.

A proposta da Luos deve ser analisada no dia 11 de dezembro. O deputado Cláudio Abrantes (PDT) garante que o clima favorável à votação. Ele garante que a Luos será discutida pelo Colégio de Líderes da Casa. “Acredito que a maior parte dos deputados quer que isso aconteça, até para que o governo possa começar sem ter que voltar a projetos que estão sendo discutidos há muito tempo”, afirmou.

Segundo o deputado Julio Cesar (PRB), a conversa com Ibaneis foi interessante para programar a votação das pautas. “Houve compromisso dos deputados para aprovar, até o fim da legislatura, a Luos e o ZEE”, disse.

Não participaram do encontro com o futuro chefe do Executivo os deputados Chico Vigilante (PT); Chico Leite (Rede); Luzia de Paula (PSB); Reginaldo Veras (PDT); Robério Negreiros (PSD); e Wasny de Roure (PT).

Ibaneis pede prioridade a distritais para votação da Luos - destaque galeria
4 imagens
Governador eleito Ibaneis Rocha (MDB)
Equipe de transição acompanhou Ibaneis
Ibaneis quer votação da Luos e do ZEE
Deputados distritais ouviram prioridades do governo Ibaneis (MDB)
1 de 4

Deputados distritais ouviram prioridades do governo Ibaneis (MDB)

Renato Alves / Governo de Transição
Governador eleito Ibaneis Rocha (MDB)
2 de 4

Governador eleito Ibaneis Rocha (MDB)

Renato Alves / Governo de Transição
Equipe de transição acompanhou Ibaneis
3 de 4

Equipe de transição acompanhou Ibaneis

Renato Alves/Governo de Transição
Ibaneis quer votação da Luos e do ZEE
4 de 4

Ibaneis quer votação da Luos e do ZEE

Renato Alves / Governo de Transição