metropoles.com

Ibaneis oferece o Mané Garrincha para a decisão da Libertadores

Governador do DF propôs que estádio brasiliense seja alternativa para jogo, por conta dos protestos Santiago, sede original da partida

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
Eixo Monumental
1 de 1 Eixo Monumental - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A tensão que tomou conta do Chile por causa dos protestos e confrontos entre a polícia e a população — já são 11 mortos — pode alterar o local da final da Libertadores da América. A decisão, pela primeira vez realizada em jogo único, está marcada para Santiago, em 23 de novembro, um sábado. O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou oficialmente que Brasília é candidata a sediar a partida.

A Conmebol, entidade que responde pela competição, disse que acompanha atentamente a situação. Desse modo, há a possibilidade real de que a decisão mude de lugar. Por telefone Ibaneis afirmou para dirigentes da entidade esportiva que o Distrito Federal está à disposição para “ajudar a contornar essa crise”.

Segundo o governador, o Estádio Nacional Mané Garrincha está em condições para receber a final. O gramado da arena está bom e o governo tem plenas condições de oferecer segurança para times e torcidas. A Conmebol ainda não se posicionou sobre a questão.

Mundial Sub-17

Ibaneis também argumentou que a cidade vai receber um grande evento do futebol: o Mundial Sub-17 masculino. Detalhe: o emedebista é torcedor apaixonado do Flamengo. O time carioca disputa a semifinal nesta quarta-feira (23/10/2018), diante do Grêmio, no Maracanã.

Mesmo sem saber se o time carioca conseguirá ou não a classificação, o governador ligou para diretoria rubro-negra para comunicar a ideia de oferecer Brasília com palco da decisão da Libertadores, antes mesmo de entrar em contato com a Conmebol.

O Distrito Federal receberá, a partir de sábado (26/10/2019), jogos do Mundial Sub-17. Em Brasília, as partidas da competição serão realizadas no Bezerrão, no Gama. O estádio vai receber dois jogos do Brasil na primeira fase, contra o Canadá, na estreia, e contra a Nova Zelândia, no dia 29, além da semifinal e final do torneio.

Manifestações

A prefeita da região metropolitana de Santiago do Chile, Karla Rubiar, confirmou na segunda-feira (21/10/2019), em coletiva de imprensa, que o número de mortos nos confrontos subiu para 11. A polícia chilena informou que 819 pessoas foram detidas do domingo (20/10/2019) e que o ato deixou 67 policiais feridos. Desde o início dos confrontos, mais de 1.400 manifestantes foram presos.

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, definiu, no domingo (20/10/20149), a situação do país: “Estamos em guerra contra um inimigo poderoso, que está disposto a usar a violência sem nenhum limite. Eles estão em guerra contra todos os chilenos que querem viver em democracia”.

Os protestos se iniciaram na última quinta-feira (17/10/2019) após aumento no preço da passagem do metrô, o que foi o estopim para a crise. Mesmo após o presidente Piñera revogar o reajuste, os protestos continuaram. Manifestantes reclamam também da desigualdade social, bem como dos altos preços de serviços de saúde e educação, além dos baixos salários.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?