Ibaneis mostra preocupação com aumento na taxa de transmissão da Covid-19 no DF

Segundo o chefe do Executivo local, o secretário de Saúde, general Manoel Pafiadache, acompanha de perto a situação

atualizado 03/10/2021 15:28

Governador Ibaneis Rocha participa do lançamento de obra do viaduto Paranoá/ItapoãHugo Barreto/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) comentou, na manhã deste domingo (3/10), o aumento na taxa de transmissão da Covid-19, que chegou a 1,12 no DF. “Estamos muito preocupados e acompanhando isso bem de perto. O secretário de Saúde do DF, general Manoel Pafiadache, avalia a conjuntura junto às equipes”, assinalou.

Segundo dados divulgados na edição do Boletim Epidemiológico da Pandemia de Covid-19 de sábado (2/10), a taxa apresentada aponta que cada 100 infectados contaminam outras 112 pessoas. É o maior índice desde 18 de março. O cálculo é realizado a partir do número de casos confirmados, considerando a data de início de sintomas de todas as ocorrências confirmadas no Distrito Federal.

“Não tem assustado muito, porque temos disponibilidade hospitalar e leitos em condições de serem abertos no DF. Estamos mantendo tudo sob controle. Se houver necessidade de algum tipo de medida restritiva, nós vamos fazer com o maior cuidado possível para prevenir a saúde da população do Distrito Federal”, acrescentou Ibaneis.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a taxa de 1 é o limite de segurança na pandemia. Caso determinada região apresente índices superiores a esse número, a entidade recomenda a adoção de medidas restritivas, pois o desenvolvimento da Covid-19 tende a avançar.

Como a vacina funciona no organismo:
0

As declarações foram dadas durante solenidade na Catedral das Assembleias de Deus do Gama. Antes, o governador esteve na Igreja Batista, na 603 Sul, onde entregou o estacionamento da entidade religiosa.

O DF recebeu, no sábado, 64.350 doses da Pfizer, que serão aplicadas da seguinte forma: “10.530 para dose de reforço de idosos e 53.820 para dose de reforço dos trabalhadores de saúde”, disse o governador em publicação em rede social.

Neste domingo, Ibaneis mencionou, ainda, a situação da antecipação da D2 no DF. “Estamos estudando para ver quantas conseguimos antecipar, para que a gente tenha o ciclo da vacinação completa para as pessoas que já estão em condição. O governo tem acelerado a entrega das doses e nós também colocamos à disposição da população do DF para que a gente tenha mais segurança em relação à saúde da nossa população”, acrescentou.

Veja onde se vacinar neste domingo:

Postos de vacinação DF

Homenagem

Durante a solenidade deste domingo, Ibaneis Rocha recebeu uma comenda pelo trabalho que desempenha na capital da República. A homenagem foi realizada em comemoração ao Jubileu de Diamante da Igreja Assembleia de Deus do Gama.

Em comemoração aos 60 anos da igreja, foram criadas as comendas: “O Pacificador Pastor Divino Gonçalves” e “A Pacificadora Missionária Isabela Fonseca”. Ambas são as maiores condecorações do ministério. Na oportunidade, o chefe do Palácio do Buriti foi agraciado.

“Um reconhecimento pelo trabalho que estamos realizando nas igrejas do DF. Realizamos todo o processo de regularização. São centenas de igrejas que já estão conseguindo a sua documentação. Isso nos alegra muito porque se pacifica um setor muito importante”, ressaltou Ibaneis.

Últimas notícias