metropoles.com

Ibaneis: 4ª dose para o público de 40 anos deve ser liberada em breve

A quarta dose, atualmente, é aplicada em pessoas com pelo menos 50 anos e profissionais de saúde

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Alcântara/Metrópoles
Pessoa sendo vacinada. Ela está em um carro, usa camiseta vermelha
1 de 1 Pessoa sendo vacinada. Ela está em um carro, usa camiseta vermelha - Foto: Gustavo Alcântara/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, na manhã desta terça-feira (14/6), que ampliará a faixa etária autorizada a receber a quarta dose da vacina contra a Covid-19, “nas próximas semanas”. A declaração foi feita após o lançamento do sexto ciclo do programa Renova-DF, em Ceilândia.

“O momento é bastante preocupante no que diz respeito à Covid, mas temos certeza de que estamos no caminho certo, avançando com a imunização. A grande maioria das pessoas já está entrando no ciclo da quarta dose, e a gente espera reduzir a idade, nas próximas semanas, para o público de 40 anos. Temos convicção de que o único caminho da Covid é com a vacinação”, afirmou o governador.

Na ocasião, o chefe do Palácio do Buriti comentou a exoneração do secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Pedro Costa Queiroz Zancarano. “Essas trocas são normais dentro do governo. Algumas pessoas precisam renovar suas equipes. Essa substituição não tem nada a ver com o atual momento”, explicou.

Ainda no local, o chefe do Executivo local ressaltou que a Saúde não deve liberar novos leitos pediátricos. “No momento, a secretaria tem dado conta de fazer a rotatividade desses leitos, e nós vamos continuar avançando no trabalho que vem sendo feito.”

Em nota enviada ao Metrópoles, a Secretaria de Saúde informou que “está dependendo da manifestação do Ministério da Saúde para garantir novas diminuições” na faixa etária.

Critérios

A quarta dose, atualmente, é aplicada em pessoas com pelo menos 50 anos e profissionais de saúde. É necessário ter tomado a dose de reforço há pelo menos quatro meses.

Os usuários devem apresentar documento de identidade com foto, CPF e cartão de vacina comprovando o registro da segunda dose. Se o cartão tiver sido extraviado, será realizada busca nos sistemas. Para receber a vacinação, é obrigatório o uso de máscara.

Quer ficar ligado em tudo o que rola no quadradinho? Siga o perfil do Metrópoles DF no Instagram.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia