Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Homem perde carro em golpe do cheque clonado no Distrito Federal

O aplicativo de banco no celular acusou o dinheiro na conta, mas não especificou que era lançamento futuro

12/04/2019 23:27, atualizado 12/04/2019 23:37
Homem perde carro em golpe do cheque clonado no Distrito Federal
Homem perde carro em golpe do cheque clonado no Distrito Federal

Mais um caso de golpe durante venda de carro no Distrito Federal. O caso desta vez ocorreu em Taguatinga. A vítima só foi perceber que tinha caído em uma fraude dois dias depois. O dinheiro chegou a aparecer como creditado na conta, mas o banco não especificou se tratar de um lançamento futuro. Achando que a transferência tinha sido concretizada, o enganado entregou o veículo.

Toda a negociação foi muito rápida. Em 3 de abril, Cleidson Lins estacionou o VW Gol de cor preta, ano 2008/2009, no centro de Taguatinga, próximo a uma escola. O vidro de trás tinha informações do carro e um telefone para contato. “Por volta das 12h30, eu recebi a ligação de um homem que se identificou como José e se disse interessado”, relatou.

Os dois se encontraram. José chegou a oferecer uma motocicleta no negócio, mas Cleidson recusou. “Pouco tempo depois, ele me ligou e disse que tinha conseguido alguém para comprar a moto. Agora, teria dinheiro para comprar o carro”, contou a vítima. O valor acordado ficou em R$ 14,8 mil.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Com o suposto dinheiro garantido, o golpista pediu para que o dono do carro encontrasse a esposa dele, chamada Thaís, no centro de Taguatinga, e fossem até o cartório. “Segundo o José, enquanto eu e Thaís estivéssemos assinando o DUT [Documento Único de Transferência], ele faria o depósito do dinheiro na minha conta”, explicou o autônomo.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

Foram cerca de duas horas para a confirmação do dinheiro na conta. Enquanto isso, Cleidson, Thaís e um outro homem, que se apresentou como irmão dela, ficaram esperando no 3º Ofício de Notas de Taguatinga Sul. “Ela ficou me contando da vida dela. Disse que tinha um filho de 6 anos e demonstrava muita tranquilidade. A mulher conseguiu me fazer acreditar se tratar de uma família correta e nem cheguei a pensar que poderia ser um golpe”, lamentou.

Às 17h30, o enganado checou o aplicativo do banco pelo celular e lá constava o crédito combinado. “Aparecia apenas que tinha um dinheiro. Não dizia a forma do pagamento, mas constavam os R$ 14 mil. Então, passei o carro para o nome da Thaís e entreguei as chaves”, disse.

Arquivo Pessoal
Foto do extrato da conta, mostrando que o dinheiro teria sido depositado

Descoberta do golpe
Cleidson não se preocupou mais com o negócio. Achando que o dinheiro estava na conta, ele precisou de dois dias para perceber o golpe. “Fui usar o cartão da conta e deu que não era autorizado. Olhei o app e não tinha mais nada lá.”

Nesse momento, ele entrou em contato com o banco e foi informado de que o pagamento havia sido feito em cheque. “O que tinha aparecido na minha conta era um lançamento futuro, mas não estava especificado isso. Era um cheque clonado”, lamentou

Ciente de ter sido enganado, Cleidson foi à 12ª DP e registrou ocorrência. Procurada, a delegacia afirmou que está investigando o caso.