metropoles.com

Homem denuncia academia de dança por preconceito heterossexual

Ele entrou com ação no MPDFT porque não teria conseguido se matricular num curso destinado preferencialmente ao público LGTBI

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
gay LGBT mãos
1 de 1 gay LGBT mãos - Foto: iStock

Um cidadão entrou com denúncia no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) contra a Academia de Dança de Salão André Barcellos, no Clube Vizinhança (108/109 Sul) por oferecer uma turma a casais gays. Ele alegou que “o curso é discriminatório ao vedar o ingresso de pessoas heterossexuais”. O pedido foi indeferido e arquivado pelo promotor de Justiça Guilherme Fernandes Neto, que avaliou o caso como de “discriminação positiva”. Ou seja, quando há o favorecimento de pessoas tidas em desvantagem com medidas que as tornem menos desiguais e melhorem sua qualidade de vida.

A turma propõe-se a criar um ambiente mais amigável para os casais gays não serem observados ou virarem motivo de riso, como várias vezes já aconteceu enquanto ministrei aulas”, garante o professor e militar da aeronáutica André Barcellos, 54 anos. Ele afirma ainda que qualquer pessoa pode se matricular nas aulas preferencialmente destinadas ao público LGBTI.

Há 26 anos atuando como professor de dança de salão em Brasília, Barcellos abriu a turma no dia 27 de julho com 12 pessoas. A proposta foi um pedido dos alunos ao professor que sempre ouvia questionamentos do tipo: “Se o par é formado por dois homens ou duas mulheres, quem vai conduzir a dança?”.

Pensando nessa situação, André abriu a turma voltada para casais homossexuais, porém, sem excluir os heterossexuais, como afirma. “Eu achei que na minha idade já tinha visto de tudo, mas não. Por algum motivo, que eu não sei qual, ou a pessoa sentiu-se ofendida ou agiu de má-fé”. Não me resta outra coisa a não ser achar que isso se trata de homofobia”, disse.

Na sexta-feira (29/9), o professor recebeu por e-mail o documento já indeferido pelo MPDFT. A ação foi protocolada no dia 16 de agosto, a menos de um mês da primeira aula.

Confira o vídeo da primeira aula de dança de salão da turma para casais do mesmo sexo:

 

A academia de André Barcellos oferece aulas de forró, samba de gafieira e outros ritmos latinos.

Compartilhar notícia