GDF regulamenta lei sobre concessão de uso de becos do Lago Paranoá

Ao todo, os lagos Norte e Sul têm 891 becos entre lotes residenciais, e 657 deles poderão ser concedidos (ou 74% do total)

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Pioneiro, Lago Norte lança Plano de Ocupação de Engenhos Publicitários
1 de 1 Pioneiro, Lago Norte lança Plano de Ocupação de Engenhos Publicitários - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha (MDB) regulamentou a Lei Complementar 1.055/2025, que autoriza a concessão de uso da maioria dos becos do Lago Sul e do Lago Norte, bairros nobres de Brasília (DF), às margens do Lago Paranoá.

A portaria foi publicada no Diário Oficial do DF desta quarta-feira (25/2). O decreto foi editado pelo Governo do Distrito Federal (GDF) para detalhar como ela será aplicada pelos moradores.

Ao todo, os bairros têm 891 becos entre lotes residenciais, e 657 deles poderão ser concedidos (ou 74% do total). O governo havia diagnosticado que grande parte dos becos de passagem estão ocupados por residências contíguas.

A Concessão de Direito Real de Uso (CDRU) deve ser requerida pelo proprietário do imóvel a que se vincula à área contígua ou seu representante legal à administração regional do Lago Norte ou do Lago Sul.

Só poderão ser concedidos os becos fechados nos locais passíveis de concessão até a data da publicação da lei, publicada em 6 de novembro de 2025.

Contrato de concessão

Para regularizar a ocupação do beco, os moradores deverão assinar um contrato de concessão. O documento prevê algumas obrigações, como a manutenção do espaço e a garantia de acesso ao local pelas empresas públicas.

Os interessados devem apresentar a certidão de ônus do imóvel com data de expedição de até 30 dias anterior à data do protocolo do requerimento e o estudo de de viabilidade urbanística, elaborado por profissional competente, com respectivo ART ou RRT.

O contrato vai definir o preço público de uso. O valor depende da área ocupada, com duas variáveis: o total ocupado e a região permeabilizada. Se a pessoa tem o beco cercado, mas o local está todo permeável, a cobrança é menor.

O contrato vai ser registrado na matrícula do imóvel que pediu a concessão. O valor arrecadado irá para o Fundo Distrital de Habitação de Interesse Social (Fundhis).

O decreto já está em vigor, e os moradores interessados que têm direito podem solicitar a autorização para as administrações do Lago Norte e Sul.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?