metropoles.com

GDF publica lei que limita descontos de empréstimos para endividados

Deputados distritais derrubaram veto do governador Ibaneis Rocha (MDB) e asseguraram a garantia do mínimo existencial para endividados do DF

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Imagem colorida mostra pessoa fazendo contas com uma calculadora e segurando cartão - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra pessoa fazendo contas com uma calculadora e segurando cartão - Metrópoles - Foto: Getty Images

A Lei nº 7.239, que estabelece o crédito responsável e assegura a garantia do mínimo existencial para os endividados do Distrito Federal, foi publicada nesta quinta-feira (27/4), no Diário Oficial (DODF).

O texto afirma que as instituições financeiras que oferecem crédito no Distrito Federal devem se guiar pelo princípio do crédito responsável, analisando se o devedor terá condições de arcar com o empréstimo no momento da concessão sem comprometer os gastos básicos para viver (como aluguel e alimentação).

Na prática, a proposta obriga os bancos a limitarem os empréstimos concedidos aos servidores do DF a, no máximo, 40% de suas rendas, além de outras medidas, como a devolução de juros e seguros, no caso de pagamento antecipado.

Veto

A Câmara Legislativa (CLDF) derrubou no último dia 12 de abril o veto total ao projeto de lei nº 2.886/2022, do deputado Roosevelt Vilela (PL), que estabelece o crédito responsável e assegura a garantia do mínimo existencial para os endividados do Distrito Federal.

O veto do governador Ibaneis Rocha à proposta foi derrubado com 21 votos contrários e três ausências. A votação foi acordada pelo colégio de líderes, com indicação para derrubada do veto.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações