metropoles.com

GDF prorroga prazo de pagamento de impostos vencidos durante ataque hacker

Prazo de cumprimento das obrigações tributárias e não tributárias, vencidas entre 5 e 9 de novembro, é estendido até 30 de dezembro

atualizado

Compartilhar notícia

krisanapong detraphiphat/Getty
Pesquisa: todo seu trabalho em 2020 serviu, até agora, para pagar impostos
1 de 1 Pesquisa: todo seu trabalho em 2020 serviu, até agora, para pagar impostos - Foto: krisanapong detraphiphat/Getty

Após a tentativa de ataque de hackers aos sistemas do Governo do Distrito Federal (GDF), a Secretaria de Economia do DF prorrogou os prazos das obrigações fiscais vencidas entre os dias 5, data da invasão, e 9 de novembro. De acordo com a publicação feita na edição desta terça-feira (15/12) do Diário Oficial do DF (DODF), os contribuintes têm até 30 de dezembro para saldar os vencimentos.

A portaria, assinada pelo secretário de Economia, André Clemente, leva em consideração a paralisação dos sistemas do GDF, que resultou na impossibilidade de acesso ao Portal de Serviços da Receita do Distrito Federal nas datas informadas. Assim, as obrigações de natureza tributária e não tributária, principais ou acessórias, inclusive as de cunho meramente administrativo, exigíveis perante a Subsecretaria da Receita da Secretaria Executiva da Fazenda da Secretaria de Economia do Distrito Federal ficam prorrogadas sem prejuízo aos cidadãos passivos das obrigações fiscais.

O Ataque

Cerca de 80 órgãos que compõem a estrutura do GDF foram atingidos pela tentativa de ataque hacker. As primeiras apurações conduzidas pela Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC), da Polícia Civil (PCDF), apontam que os responsáveis pela investida são profissionais quando o assunto é invasão e infecção de sistemas.

0

Em ação imediata contra a tentativa de ataque de hackers, a Subsecretaria de Tecnologia, da Secretaria de Economia do Distrito Federal, encontrou um pedido de resgate, que seria disseminado caso os dados fossem roubados. É a mesma solicitação enviada ao Superior Tribunal de Justiça (STJ)alvo de invasão na terça-feira (3/11).

O subsecretário de Tecnologia, Francisco Paulo Soares, explicou à coluna Grande Angular que, nesse tipo de investida, os hackers criptografam (sequestram) os dados e enviam um e-mail por meio do qual serão combinadas as condições para devolução. Isso não ocorreu com o GDF, porque as medidas tomadas evitaram que os invasores chegassem às informações sigilosas.

Por precaução, os sites e a internet do GDFNet foram retirados do ar.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?