metropoles.com

GDF encaminhará à Câmara Legislativa revisão da Luos para corrigir erros

Falhas detectadas pelo Executivo local impedem renovação de licenças e aberturas de novos comércios. Projeto incluirá ainda as novas cidades

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
CLDF
1 de 1 CLDF - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Para corrigir erros e atualizar a Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), o Governo do Distrito Federal (GDF) vai enviar projeto de lei complementar (PLC) alterando a norma para a Câmara Legislativa (CLDF).

As falhas impedem a renovação de licenças de funcionamento para o comércio em diversos pontos do DF, bem como a abertura de novos negócios.

A minuta foi apresenta ao Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) nesta sexta-feira (25/9). O texto passará por três reuniões na próxima semana. Em novembro, será submetido à audiência pública e depois segue para a CLDF.

“Essa é uma etapa de revisão apenas para correção de erros e atualização. Não estamos discutindo uma nova Luos, mas sim o aperfeiçoamento e correção de imperfeições”, explicou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira.

A Luos foi aprovada em 2018, ainda na gestão do ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB), depois de intenso debate. O texto foi objeto de severas críticas por parte de especialistas e da sociedade civil. Houve até briga na CLDF.

Correções

Ainda em 2019, a Subsecretaria de Desenvolvimento das Cidades (Sudec) começou a fazer o diagnóstico da Luos. Uma das principais propostas da lei era unificar os planos diretores locais (PDLs) das cidades. Mas a legislação cometeu falhas nas unificação.

Junto com relatos de administradores regionais, empresários e da Federação do Comércio (Fecomércio-DF), a Sudec flagrou problemas em diferentes pontos do DF, principalmente em Santa Maria, onde ruas tradicionalmente comerciais foram classificadas como residenciais. O mesmo ocorreu no Núcleo Bandeirante, em Taguatinga, Ceilândia e Águas Claras. Além de barrar a renovação de licenças, o erro impede a instalação de novos empreendimentos nas regiões.

Novas RAs

Além de sanar os erros, o projeto do Executivo buscará atualizar a Luos, incluindo novas regiões administrativas (RAs), como Pôr do Sol, Sol Nascente e Arniqueiras. Também serão inseridos os mapas atualizados das RAs, com a divisão precisa das poligonais.

A Luos em vigor não contemplou áreas consolidadas e que passaram por regularização após a a aprovação da lei. Isso gera incerteza nos usos permitidos, compromete a documentação dos lotes e impede sua inserção no Geoportal do GDF, segundo o Executivo local. É o que ocorre em dois trechos regularizados de Vicente Pires, condomínios do Jardim Botânico, Colorado e em novos loteamentos e bairros, como o Setor Habitacional Tororó.

0

O governo também montou uma Câmara Técnica específica para debater e analisar a Luos, com membros do Executivo, Conplan, sociedade civil organizada, especialistas e setor produtivo. Futuramente, o GDF pretende apresentar novas propostas para o aprimoramento da lei.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?