metropoles.com

GDF decreta estado de emergência ambiental por riscos de queimadas

Alerta vale até novembro deste ano. Com a medida, órgãos públicos poderão fazer compras emergenciais sem licitação

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/CBMDF
Incêndio Parque Nacional
1 de 1 Incêndio Parque Nacional - Foto: Divulgação/CBMDF

A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), assinou, nessa quarta-feira (22/2), um decreto que define estado de emergência ambiental na capital do país, entre os meses de março e novembro de 2023, devido às queimadas.

A publicação de decreto costuma ocorrer anualmente, o que permite ao poder público, por exemplo, fazer compras em caráter emergencial e sem licitação para combater as queimadas.

O plano de prevenção funciona como um sistema de parcerias institucionais que visam à proteção do Cerrado e à articulação entre os órgãos, a fim de otimizar recursos humanos e materiais para execução do projeto.

Leia a publicação:

O documento também determina que os órgãos integrantes do Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Distrito Federal (PPCIF) — executado pelo Sistema Distrital de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais e instituído pelo Decreto nº 37.549/2016 — deverão adotar as medidas necessárias para prevenir e minimizar as ocorrências, assim como os efeitos dos incêndios florestais.

Integram o grupo a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema), o Jardim Botânico de Brasília (JBB), o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), a Polícia Militar (PMDF), a Secretaria de Saúde (SES-DF) e a Fundação Jardim Zoológico de Brasília.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?