metropoles.com

Vídeos. Incêndios castigam o DF e fogo volta ao Parque Nacional

O fogo retornou nessa quarta-feira (14/9), quando o Distrito Federal registrou o dia mais quente de 2022 ao bater 35,2°C

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/PCDF
Incêndio no Parque Nacional
1 de 1 Incêndio no Parque Nacional - Foto: Divulgação/PCDF

O incêndio no Parque Nacional de Brasília continua a castigar a área na manhã desta quinta-feira (15/9). Devidos às chamas, uma enorme nuvem de fumaça tomou o céu da região. O fogo retornou nessa quarta-feira (14/9), quando o Distrito Federal registrou o dia mais quente de 2022 ao bater 35,2°C.

Esta é a terceira vez que a região volta a sofrer com o incêndio neste mês. Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) seguem no parque, que já teve 10% de sua área consumida, de acordo com o ICMBio. Até as 10h desta quinta, na capital do país não havia chovido, ou seja, Brasília está há 131 dias na seca.

Na quarta, o CBMDF registrou 82 focos de incêndio em todo o DF.

Área queimada até esta quinta:

Veja imagens do local:

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), o novo incêndio é composto por uma linha de fogo com “vários quilômetros de extensão”.

“Devido as condições do clima, ventos fortes, baixa umidade do ar e da vegetação seca, o fogo se alastrou, alcançando áreas de difícil acesso. No final da tarde [de quarta] estávamos empregando o Resgate Aéreo, o Avião Nimbus e outras 14 viaturas, que embarcavam cerca de 94 militares”, informou a corporação em nota.

A corporação conta ainda com um posto de comando próximo ao local e, pela noite, os militares tem feito monitoramento de áreas consideradas sensíveis. A operação de combate ao fogo tem sido retomada de forma mais ampla pela manhã.

Veja imagens do incêndio:

0

Chamas atingem o Park Way

Um incêndio florestal também atingiu o Park Way nessa quarta-feira (14/9). O fogo destruiu 110 mil metros quadrados de vegetação. As chamas ameaçaram casas e assustaram moradores da região, principalmente nos arredores da Quadra 28.

Veja imagens do fogo na madrugada:

0
Outras áreas

Focos do incêndio também chegaram a outras partes do Condomínio Santa Clara, no Park Way. Em imagens registradas por moradores, é possível ver o desespero dos condôminos do Lote 6 diante da fumaça.

0

“Uma sensação de pânico com aquelas labaredas gigantes. O fogo estava altíssimo. Foi um horror, estava desesperada”, definiu a moradora Luci Borges, 66.

Imagens feitas com um drone mostram a destruição causada pelo incêndio que ocorreu na Quadra 28.

Veja:

Dia mais quente do ano

O Distrito Federal teve o dia mais quente do ano nessa quarta-feira (14/9). A temperatura máxima foi de 35,2ºC, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A umidade relativa do ar chegou a 11%.

Ainda na manhã desta quinta, o Inmet seguiu com o alerta vermelho de “grande perigo” devido à umidade abaixo de 12%. A situação aumenta o risco de incêndios florestais e eleva a chance de problemas de saúde, como as pulmonares e dores de cabeça.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações