metropoles.com

GDF convoca professores temporários para avaliação biopsicossocial

Edital do concurso público aparece publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (21/1)

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Estudantes caminham em frente de escola
1 de 1 Estudantes caminham em frente de escola - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O edital com a convocação para avaliação biopsicossocial dos professores aprovados em concurso público para contratação temporária da Secretaria de Educação está disponível para consulta na edição do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta sexta-feira (21/1).

Os candidatos, habilitados na prova objetiva e convocados, somente poderão realizar a avaliação biopsicossocial na data, no local e no horário designados no comprovante, disponível por meio de consulta individual desde as 20h de 19 de janeiro de 2022 no endereço eletrônico https://concursos.quadrix.org.br.

A avaliação biopsicossocial analisará a qualificação do candidato como pessoa com deficiência.

Veja a publicação:

0

O resultado preliminar da análise biopsicossocial dos candidatos que se declararam com deficiência será divulgado na data provável de 25 de janeiro de 2022.

Polêmica

O concurso, realizado em 19 de dezembro, foi alvo de reclamações de educadores que realizaram a avaliação. Segundo eles, além de a prova ter sido mal elaborada, as respostas de algumas questões estariam erradas.

A banca organizadora do concurso, Quadrix, divulgou o resultado final nesta segunda-feira (17/1), e disse, em nota, que “após a análise técnica concluída, os gabaritos identificados com erro material foram corrigidos, em observância ao princípio da legalidade e ao interesse público, para garantir a transparência e a lisura do certame”.

Confira abaixo o resultado, que também está disponível, na íntegra, no site www.quadrix.org.br:

Prova do componente curricular Atividades:

a) 23/tipo A, 63/tipo B, 93/tipo C. Gabarito “C” (certo).
b) 52/tipo A, 92/tipo B, 22/tipo C. Gabarito “C” (certo).
c) 56/tipo A, 96/tipo B, 26/tipo C. Gabarito “C” (certo).
d) 57/tipo A, 97/tipo B, 27/tipo C. Gabarito “E” (errado).
e) 59/tipo A, 99/tipo B, 29/tipo C. Gabarito “E” (errado).
f) 83/tipo A, 23/tipo B, 53/tipo C. Gabarito “C” (certo).
g) 84/tipo A, 24/tipo B, 54/tipo C. Gabarito “C” (certo).

A banca organizadora ressalta que os demais gabaritos publicados permanecem válidos e inalterados.

“O Instituto QUADRIX reforça que, no entendimento de sua consultoria jurídica, e conforme jurisprudência estabelecida em outros certames, o fato do gabarito oficial sofrer, neste momento, alteração em decorrência da revisão apresentada, não implica em qualquer dano à legalidade, transparência e normalidade desse Processo Seletivo. Outrossim, tal medida foi tomada justamente para garantir tais princípios e preservar os candidatos que se prepararam para o certame e alcançaram a habilitação”, diz a banca, em nota.

Entenda o caso

Após candidatos reclamarem dos problemas com a prova, o Metrópoles conversou com participantes do certame, que preferiram não se identificar. De acordo com os concurseiros, questões de atualidades e Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) tiveram problemas, por exemplo.

“Parece que a prova foi feita há muito tempo e não revisaram antes de aplicar. Teve questão da resolução nº 1 do DF que não aparecia a atualização feita em 2021”, reclamou uma professora.

Só no componente curricular de Atividades foram três questões anuladas, e mais 15 com o gabarito trocado. “Algumas não foram realmente necessárias e as justificativas também são fracas. Essa troca fez com que muita gente perdesse 12, até 15 pontos do resultado anterior”, explica um outro professor.

Uma parte dos que participaram do processo seletivo foi até a porta da Quadrix no dia 10, a fim de cobrar explicações sobre os problemas da prova.

0

Compartilhar notícia