metropoles.com

GDF: concorrentes da Sanoli assumirão alimentação hospitalar

De acordo com o governador Ibaneis Rocha, empresas que participaram de licitação dizem ter condições de garantir alimentação hospitalar

atualizado

Compartilhar notícia

MICHAEL MELO/METRÓPOLES
Prédio branco escrito "emergência" e pessoas passando embaixo
1 de 1 Prédio branco escrito "emergência" e pessoas passando embaixo - Foto: MICHAEL MELO/METRÓPOLES

O GDF chamará as empresas que participaram da licitação no serviço de alimentação hospitalar em que a Sanoli foi contratada. Segundo o governador Ibaneis Rocha (MDB), as gestões passadas quebraram a empresa: deixaram de pagar, mas exigiram a continuidade das refeições na Justiça.

“É uma empresa, pelo o que detectamos, que não tem mais condições de prosseguir realizando um serviço essencial: a alimentação das pessoas que estão no hospital e os acompanhantes. Então, nós estamos partindo para a rescisão”, afirmou o chefe do Executivo local.

De acordo com Ibaneis, o governo contratará as empresas que ficaram em segundo lugar na licitação. “Elas manifestaram interesse e têm condições de assumir a prestação do serviço da forma que merece ser feito nos hospitais”.

“Mais uma vez, estamos enfrentando um problema que não foi causado por nós. Pedimos desculpas tanto aos pacientes, como aos familiares”, disse o governador.

Rescisão

Na terça-feira (21/01/2020), a Secretaria de Saúde do Distrito Federal anunciou que rescindirá o contrato para fornecimento de alimentação hospitalar com a Sanoli. O governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu anular o acordo após sucessivos episódios de falta de refeições para pacientes, acompanhantes e servidores no DF.

A Sanoli cobra do GDF o pagamento R$ 60 milhões de serviços prestados para governos passados. De forma recorrente, a empresa atrasa salários dos funcionários terceirizados responsáveis pela alimentação. Sem dinheiro, os empregados cruzam os braços, suspendendo as refeições.

Segundo o governo Ibaneis, não há atrasos nos pagamentos da atual gestão. “A reivindicação da empresa é de reajustes nos serviços prestados em 2014, em que os pagamentos eram realizados por verba indenizatória. A secretaria já fez várias tratativas com representantes da Sanoli. Essa cobrança não pode ser paga pela pasta sem uma decisão judicial favorável à empresa”, argumentou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?