metropoles.com

GDF aguarda investigação da Ômicron para dar resposta sobre Carnaval

Diante do avanço da nova variante, o governador Ibaneis Rocha anunciou, nesta terça-feira (30/11), o cancelamento das festas de Réveillon

atualizado

Compartilhar notícia

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Carnaval Bloco Galinho de Brasília passando pelo Eixo Monumental
1 de 1 Carnaval Bloco Galinho de Brasília passando pelo Eixo Monumental - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

Após anúncio do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), nesta terça-feira (30/11), a Secretaria de Cultura e Economia Criativa também confirmou o cancelamento de todas as festas públicas para comemoração do Réveillon, que aconteceria em cinco palcos descentralizados, com entrada da população que estivesse com o ciclo básico de vacinação concluído.

Nesta terça-feira, a Secretaria de Saúde informou que investiga se um viajante procedente da África do Sul foi infectado pela Ômicron. Ele desembarcou em Guarulhos, em 27 de novembro, e depois foi para Brasília. Agora, o GDF espera ter informações mais concretas sobre a nova variante na capital para dar uma reposta sobre a realização ou não do Carnaval em 2022.

0

De acordo com a Secretaria de Cultura, as manifestações sobre o Carnaval “seguem em sequência influenciadas sobre as consequências da presença ou não da nova variante Ômicron no DF”.

“As únicas ações de fomento público para o Carnaval neste momento são editais de capacitação e fortalecimento dos desfiles das escolas de samba e blocos tradicionais para 2023”, disse a pasta, em nota.

Ibaneis descarta voltar a exigir uso de máscara em locais abertos

O avanço da variante Ômicron, de origem africana, fez prefeitos e governadores de todo o país reavaliarem a decisão de promover shows e outras aglomerações.

Por que a variante Ômicron representa um “risco global muito alto”

Saúde do DF investiga se homem com Covid foi infectado pela Ômicron

Salvador, São Luís e João Pessoa, na segunda-feira (29/11), cancelaram os festejos de Réveillon. Belo Horizonte, Fortaleza e Goiânia já tinham anunciado que não promoveriam o tradicional evento. Palmas e Teresina também confirmaram ao Metrópoles que não farão as festas de fim de ano.

Caso investigado

Secretaria de Saúde do Distrito Federal, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde do Distrito Federal (Cievs-DF), informou, nesta terça-feira (30/11), que monitora um homem proveniente da África do Sul, que desembarcou em Guarulhos no último dia 27 e depois veio para Brasília. O teste que o passageiro fez deu positivo para Covid.

O voo é o mesmo em que estava o outro caso confirmado de Covid-19, identificado em São Paulo.

O viajante, que está na capital da República, fez teste para detectar o Sars-CoV-2 nessa segunda-feira (29/11) no Laboratório Central de Saúde Pública do Distrito Federal (Lacen-DF). O resultado foi positivo. Trata-se de um homem na faixa etária entre 40 e 49 anos, que recebeu três doses da vacina contra o novo coronavírus. O indivíduo permanece assintomático e está em isolamento domiciliar desde que chegou à capital.

O Lacen-DF já iniciou as análises para sequenciamento genético da amostra com o objetivo de verificar se a infecção é causada pela Ômicron, a nova variante que surgiu na África do Sul e é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como de alto risco para o planeta. O prazo para conclusão do exame é de quatro dias. O Cievs-DF permanece monitorando o caso.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?