metropoles.com

Freira de escola diz a uma mãe com câncer: “Sua imagem é agressiva”

Diretora do Colégio Notre Dame sugeriu que mulher usasse peruca ou chapéu para cobrir a cabeça. Ela foi demitida

atualizado

Compartilhar notícia

Facebook/Reprodução
Mulher com cancer
1 de 1 Mulher com cancer - Foto: Facebook/Reprodução

A atitude de uma diretora revoltou parentes de uma aluna do 6º ano do ensino fundamental do Colégio Notre Dame Brasília, na 914 Sul, e tem provocado muita discussão nas redes sociais. Tudo porque a irmã Loiva Urban sugeriu à mãe da menina que ela cobrisse a cabeça porque sua imagem “era agressiva à sociedade”. Carol Venâncio Duarte está em tratamento contra um câncer e, por conta disso, perdeu os fios de cabelo.

O caso veio a público por meio de uma postagem feita pela irmã de Carol, Camila Venâncio Duarte. Segundo ela, a sobrinha passou a sofrer bullying no colégio. “Algumas crianças se afastaram dela dizendo que têm nojo devido à doença da minha irmã. Isso trouxe muito sofrimento a todos nós”, destacou Camila, pelo Facebook.

Carol, então, procurou a diretora da escola e a irmã Loiva sugeriu que ela usasse peruca ou chapéu, pois sua imagem era “agressiva”. Sem acreditar no que tinha ocorrido, Camila diz que foi ao colégio conversar com a diretora. “Ela me disse que a imagem da minha irmã assustava. Perguntei a quem ela assustava. Disse que a todos”, afirmou.

No desabafo que fez nas redes sociais, Camila defende Carol. “Você é meu exemplo de força e coragem”. E critica a postura de irmã Loiva. “Assustador é seu ódio e preconceito. A senhora, sim, é uma agressão à sociedade, cruel, má e desumana”, afirma. Até as 12h30 desta quarta-feira (1º/8), a postagem tinha 1,1 mil curtidas, 319 comentários e 427 compartilhamentos.

O desabafo de Camila foi feito na segunda-feira (30/7). No mesmo dia, em comunicado divulgado, a administração do Colégio Notre Dame informou que a irmã Loiva não responde mais pela direção da escola.

Consultada, a assessoria de comunicação da instituição de ensino não quis comentar o caso, mas afirmou que a irmã está afastada e não faz mais parte do quadro de funcionários do Notre Dame Brasília.

Reprodução


Doações
Por conta do episódio, a garotinha foi transferida de escola. Ela ganhou uma bolsa de estudos no Sigma. Pensando em ajudar, um grupo de mães do novo colégio da menina se mobilizou nas redes sociais e conseguiu doações de uniformes e livros.

Muito abalada, Carol não quis comentar o caso. Ela registrou ocorrência na Polícia Civil contra a ex-diretora.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?