Foragido, membro do Comando Vermelho já foi preso por terrorismo
Matheus Barbosa Silva teria participado da morte de dois jovens, um assassinado a tiros e outro sufocado em um saco plástico, em Goiânia
atualizado
Compartilhar notícia

A Polícia Civil do Estado de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH), concluiu nesta terça-feira (19/11/2019) as investigações dos homicídios ocorridos nas proximidades da Favela do Vietnã, no Setor Norte Ferroviário, em Goiânia. As vítimas, Rodrigo Fernandes Bento e Felipe Rodrigues da Silva (conhecido como Lobinho), foram assassinadas em julho.
De acordo com informações da polícia, há associação criminosa vinculada à facção do Comando Vermelho responsável por comercializar drogas e cometer outros crimes na região chefiada por Rafael Soares e Rodrigo Borges dos Santos. O grupo era integrado por mais três homens: Valcir Oliveira dos Santos (apelidado de “Pará”), Matheus Barbosa Silva (também chamado de “Snoopy” ou “Talibã”) e o adolescente identificado pelas iniciais J.W.L.R.
Segundo as investigações, as vítimas eram usuárias de entorpecentes e deviam dinheiro aos investigados, o que teria motivado o crime. A maior parte dos suspeitos foi presa, mas Matheus ainda está foragido. Ele foi preso anteriormente, quando era adolescente, pela Polícia Federal na Operação Hashtag, a primeira no Brasil relacionada a crime de terrorismo.
Os crimes
O primeiro assassinato ocorreu na madrugada de 1º de julho deste ano. Rodrigo Bento foi até a Favela do Vietnã em busca de drogas e, por causa da dívida, começou a ser agredido violentamente por Valcir e Matheus, com socos, chutes e pauladas. Após as agressões, os suspeitos colocaram a vítima, ainda inconsciente, dentro de um saco plástico. Com auxílio de um carrinho de mão, o levaram até as proximidades da favela, onde abandonaram o corpo, que foi encontrado na manhã do dia seguinte.
O segundo homicídio ocorreu no fim da tarde do dia 3 de julho. Por volta das 17h05, Valcir, Matheus e J.W.L.R. foram até a casa de Felipe. Os dois maiores dirigiam uma moto e o menor conduzia uma bicicleta. Valcir invadiu a casa da vítima pulando o muro, enquanto Matheus e o jovem ficaram do lado de fora, vigiando o local caso a polícia se aproximasse. O invasor efetuou vários disparos de arma de fogo contra Felipe, que morreu no local.
Quatro presos e um foragido
A polícia afirma que todas as ações realizadas pelo grupo criminoso, incluindo os assassinatos, foram realizadas a mando de Rodrigo Borges e Rafael Soares. O primeiro foi preso por policiais da Delegacia Estadual de Investigações de Homicídios (DIH) na última quinta-feira (14/11/2019); já o outro líder e J.W.L.R. foram presos no dia 25 de setembro.
Também foram cumpridos mandados de prisão contra Valcir, que estava preso desde julho deste ano pela prática de outros crimes, e contra Rodrigo Borges, apontado como mandante do homicídio de Thiago Correia Amaral, ocorrido em 12 de fevereiro de 2018.
Esse último crime aconteceu no Setor Central, em Goiânia. O caso gerou muita repercussão na época porque a vítima havia sido filmada durante a rebelião que aconteceu no complexo prisional de Aparecida de Goiânia, em janeiro de 2018, esfaqueando uma cabeça decapitada no interior do presídio. Foi apurado que, naquela ocasião, Rodrigo Borges era um dos chefes do Comando Vermelho e esse delito teria sido cometido em razão de disputa entre facções criminosas.
Diligências estão sendo realizadas para localizar e prender Matheus Todos os envolvidos foram indiciados pela prática de homicídio qualificado e por integrarem organização criminosa, com os inquéritos remetidos ao poder judiciário.








