Polícia prende 41 membros do Comando Vermelho que agiam em 13 cidades

Forças de segurança de Goiás fizeram balanço da Operação Lex Dominus para combater o crime organizado no Estado

TV Anhanguera/ReproduçãoTV Anhanguera/Reprodução

atualizado 24/08/2019 12:14

Quarenta e um integrantes do Comando Vermelho (CV) foram presos pela Polícia Civil de Goiás (PCGO) na operação Lex Dominus, resultado de investigação que durou seis meses e desmantelou uma célula da facção instalada em 13 cidades. Segundo os investigadores, a organização praticava crimes como roubo, tráfico de drogas, homicídio e tráfico de armas. O grupo também é conhecido por ameaças feitas a policiais.

A operação conjunta deflagrada na quinta-feira (22/08/2019) contou com o apoio da Polícia Militar (PMGO), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária do estado (DGAP). As forças de segurança conseguiram prender os líderes da célula criminosa: Ihago Roberto Mendonça e Marcus Vinicius Cardoso Espíndola.

A função da dupla era recrutar novos membros para a facção. Ihago é tido como um dos principais orquestradores de homicídios da Unidade Prisional de Itaberaí (GO). Ele também é suspeito comandar o tráfico de drogas no município.

A PCGO constatou, ainda, que dois dos envolvidos na organização – Estella Mendanha de Oliveira e Wallyson Cristino Gonçalves Amorim – eram responsáveis por movimentar o caixa facção. O casal também foi parar na cadeia.

Balanço

Ao todo, foram expedidos pelo Poder Judiciário 47 mandados de prisão cautelar e 50 mandados de busca e apreensão para cumprimento contra os membros em Goiânia, Aparecida de Goiânia, Inhumas, Cidade de Goiás, Itapuranga, Aruanã, Jaraguá, Mossâmedes, Mozarlândia, Anápolis, Abadia de Goiás e Edeia. O balanço da operação terminou com o cumprimento de 41 dos mandados.

Entre os alvos, 10 já estavam presos nas cadeias do estado. A operação mobilizou cerca de 400 policiais das forças de segurança pública. Lex Dominus foi o nome escolhido para batizar a operação, que na expressão em latim, significa “Império da Lei”.

Últimas notícias